v. 2 (2023)
Resumos Expandidos

UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MOVIMENTOS DE UMA CULTURA MAKER

Publicado July 23, 2025
Palavras-chave
  • Educação infantil,
  • Tecnologias Digitais (TD),
  • Cultura Maker,
  • Integração

Resumo

Neste texto apresentamos algumas informações da pesquisa de Mestrado em Educação, que tem por objetivo analisar um processo de integração de Tecnologias Digitais ao currículo da Educação Infantil em movimentos de uma Cultura Maker, em parceria com uma professora da Educação Infantil e suas crianças de 4 anos, em uma escola pública de Campo Grande/MS. Dentre as ações desenvolvidas, houve encontros semanais de estudos sobre o tema da pesquisa; reconhecimento do planejamento da professora; reuniões para reflexões, sugestões de práticas e avaliação das ações pedagógicas, gravadas em vídeo, áudio, ou imagens. Fundamentados em estudos da integração de tecnologias digitais ao currículo escolar por Sánchez, Almeida e Valente, nesta pesquisa de abordagem qualitativa orientada nos estudos sobre construcionismo e Cultura Maker, de Seymour Papert. Estamos em um processo de construção de vivências e reflexões, com nossos parceiros de pesquisa – professora e sua turma de crianças de 4 anos -, na busca por um processo de integrar as Tecnologias Digitais (TD) ao currículo de uma turma de Educação Infantil em movimentos de uma Cultura Maker. Avaliamos que nosso percurso está estruturado e fortalecido e, na ausência das pesquisadoras, a integração de tecnologias digitais e cultura maker poderão transcorrer de forma natural e sustentada na teoria estudada, partindo das práticas construídas conjuntamente.