- Trabalho docente,
- Formação de professores,
- Desafios de Educação em Moçambique
Resumo
O presente trabalho é um instrumento por meio do qual refletimos sobre a complexidade do trabalho educativo na realidade moçambicana. Trata-se de uma reflexão que busca contribuições para a formação docente. O trabalho educativo que pela sua natureza é complexo, na sociedade contemporânea se mostra ainda mais complexo principalmente em contextos como o de Moçambique, que para além de apresentar-se com elevados índices do analfabetismo, tem uma história socioeconômica que lhe coloca como um dos países com índices elevados de pobreza e com dependência econômica. Discutimos neste estudo em linhas gerais o panorama da educação moçambicana, e alguns dos principais fatores que influenciam no insucesso escolar. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo bibliográfico e documental, cuja análise baseou-se nos fundamentos da pedagogia histórico-crítica, por se tratar de uma teoria pedagógica que nos permite enxergar de forma coerente a essência do objeto em que nos propusemos a estudar, no caso a realidade da educação em Moçambique. Mediante os dados, concluímos que há uma complexidade extrema do trabalho docente em Moçambique, dada a sua precariedade. Depreende-se também que os grandes problemas que caracterizam a educação moçambicana resultam por um lado da falta de investimentos, e por outro, da adoção de concepções teórico-pedagógicas hegemônicas que para além de descaracterizar o trabalho docente, contribui e muito no insucesso escolar.