Vol. 2 (2023)
Resumos Expandidos

VIVÊNCIAS FORMATIVAS NA GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PESQUISADORA NA PESQUISA EQUIDADE.INFO

Publicado July 23, 2025

Resumen

Este relato de experiência tem como foco a minha participação, como bolsista em um projeto de pesquisa em andamento denominado Equidade.info, em parceria com o Stanford Lemann Center e a Escola de Graduação em Educação da Universidade de Stanford e supervisionado pelas professoras Sandra
Novais e Miriam Brum da Faculdade de Educação/FAED/UFMS. Minha intenção aqui é refletir sobre as experiências de pesquisadora em formação no contexto da graduação e as contribuições para a minha iniciação científica. A metodologia utilizada neste relato é a de história de vida em formação, de cunho autobiográfico. De acordo com Josso (2009, p. 137) a experiência é produzida por uma vivência que escolhemos ou aceitamos como fonte de aprendizagem particular ou formação de vida. Assim, considero que esse processo de pesquisa o qual escolhi vivenciar tem exercido um grande impacto no meu cotidiano, na minha percepção sobre a profissão, na compreensão das vivências dos meus colegas professores e sobretudo sobre a minha experiência pessoal de aprender. Além de todos os benefícios e aprendizagens vivenciados nesta experiência que envolve aulas de inglês, formações para utilização de planilhas em Excel, técnicas de raciocínio lógico, técnicas para análise de gráficos e capacitações mensais para aplicação de questionários para a produção e coleta de dados. Concluo reconhecendo que este processo tem possibilitado a minha reflexão sobre a realidade vivida, ao mesmo tempo em que como pesquisadora sou capaz de agir
sobre ela, contribuindo para a disseminação de dados reais sobre a escolas, os estudantes e professores, bem como contribuir para a criação de políticas públicas na área de educação no Brasil.