HOMENS NA DOCÊNCIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS
Resumo
Este estudo consiste em uma revisão sistemática de pesquisas relacionadas à presença de professores homens nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no período de 2012-2022. A pesquisa buscou procurar tendências, resultados e metodologias utilizadas nas produções acadêmicas que abordam a trajetória e os desafios enfrentados por esses profissionais em um ambiente historicamente feminizado. A revisão adotou a metodologia de "Estado do Conhecimento" e utilizou operadores booleanos para pesquisar os trabalhos que foram selecionados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Foi encontrada uma tese e dissertações relevantes que foram analisadas. Os resultados da pesquisa destacaram a escassez de estudos específicos sobre a presença de professores do sexo masculino nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil, ressaltando a importância de investigar as trajetórias, desafios e contribuições desses profissionais. As principais abordagens metodológicas utilizadas nas pesquisas incluíram entrevistas e análise de histórias de vida, permitindo uma compreensão mais profunda das experiências individuais dos professores homens. Em resumo, esta revisão sistemática enfatiza a importância contínua de explorar e compreender as narrativas docentes e dinâmicas de gênero na educação.