v. 2 (2023)
Resumos Expandidos

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA PRÁXIS DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DE CAMPO GRANDE, MS

Publicado July 23, 2025
Palavras-chave
  • Documentação pedagógica,
  • Educação infantil,
  • Práxis docente

Resumo

O artigo tem como objeto de estudo a documentação pedagógica na práxis do professor de educação infantil da rede municipal de ensino de Campo Grande, MS. Objetiva-se compreender e analisar como os professores de educação infantil entendem a documentação pedagógica e se a utilizam em sua práxis docente. Os procedimentos metodológicos consistiram em: análise bibliográfica, tendo como fontes autores que discutem documentação pedagógica, principalmente Loris Malaguzzi, Oliveira-Formosinho e Luciana Ostetto; análise documental, a partir do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outros; e aplicação de um questionário do tipo survey, com perguntas destinadas a professores da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. Como resultados, apontamos que os documentos curriculares analisados tratam os registros apenas como forma de avaliar a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Com o questionário, foi possível constatar a maioria das professoras reconhecem a importância de registrar tanto para o planejamento de atividades quanto para refletir sobre sua práxis. No entanto, duas respondentes consideraram a documentação como a amostra ou compilado de registros feitos pelas crianças, por meio de atividades escritas ou desenhos, de forma descritiva e não acompanhada de registros explicativos das professoras.