v. 2 (2023)
Resumos Expandidos

OS USOS E DESUSOS DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS DA INICIATIVA PRIVADA DE CAMPO GRANDE, MS

Publicado July 23, 2025
Palavras-chave
  • Documentação Pedagógica,
  • Avaliação,
  • Educação Infantil,
  • Registros

Resumo

O artigo tem como objeto de estudo a documentação pedagógica na Educação Infantil e objetiva compreender qual o sentido que os professores da Educação Infantil que atuam em escolas da iniciativa privada de Campo Grande, MS atribuem ao ato de documentar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em
que os procedimentos metodológicos consistiram em: análise bibliográfica, tendo como fontes autores que pesquisam a temática, com destaque para Julia Formosinho, Luciana Ostetto e Loris Malaguzzi, e aplicação de um questionário, com perguntas objetivas e abertas, a professores da educação infantil. Como resultados, apontamos que as dezessete participantes da pesquisa utilizam a documentação pedagógica como forma de registro do desenvolvimento e aprendizagem das crianças, sendo que treze apontaram que esses registros são exigidos pela instituição em que trabalham. As respostas das professoras demonstraram as tensões entre as pressões institucionais para utilizar os registros como forma de dar uma devolutiva à direção, coordenação ou aos pais ou responsáveis dos resultados da ação pedagógica, por um lado, e a compressão da documentação pedagógica como um recurso que contribui para a reflexão sobre a prática. Concluímos que os registros são de extrema importância na Educação Infantil, pois permitem que as professoras possam buscar novos processos, revisitar para ver o que está atingindo o objetivo e em que elas podem melhorar para que a aprendizagem da criança seja mais eficaz.