• Dossiê temático: estudos semióticos na contemporaneidade
    Vol 28 No 55 (2024)

    Edição publicada no primeiro semestre de 2024 com pesquisadores que trabalham com uma das três vertentes semióticas consolidadas, as estabelecidas por Peirce, Lotman e Greimas. Os artigos têm como foco a análise dos procedimentos de construção dos sentidos em textos e discursos nas mais diversas linguagens, considerando-se tanto as relações intrínsecas a eles como as vinculadas as suas condições de produção, com síntese parcial ou final dos resultados obtidos, e também discussões teóricas.

    Organizadores: Dra. Eluiza Bortolotto Ghizzi, Dr. Geraldo Vicente Martins, Dra. Sueli Maria Ramos da Silva - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Dra. Flávia Karla Ribeiro Santos - Universidade Estadual Paulista

    Obra da capa: Série " Arte transforma", da artista Lúcia Monte Serrat, 2024, colagem, 25 x 35 cm.

     

  • Luciana Ohira e Sergio Bonilha  Título: “ruína (série transpaisagens)” ano: 2023 técnica: sequência de frames a partir de video feedback  Nota: as imagens são geradas pela retroalimentação entre uma câmera de vídeo digital e uma tela LCD conectada a ela; nossa operação é de agenciamento, para que as imagens sejam geradas, e de seleção, para formar a sequência. Novos estudos sobre formação de palavras: morfologia, lexicologia, semântica
    Vol 27 No 53 (2023)

     Este dossiê temático visa trazer contribuições para os estudos teóricos e empíricos de formação de palavras, um tema tradicionalmente estudado pela Morfologia, mas com implicações na Fonologia, Lexicologia, Lexicografia, Sintaxe e, também, observa-se uma importante tendência de aproximar a formação de palavras da Semântica. A área de estudos de formação de palavras por vezes recebe diferentes nomes, como “Morfologia lexical” e “Morfologia derivacional”, e tem sido estudada por diferentes correntes teóricas, como o Estruturalismo, o Gerativismo, a Linguística Cognitiva e os estudos do Léxico, entre outras.

     

    Obra da Capa

    Artistas: Luciana Ohira e Sergio Bonilha

    Título: “ruína (série transpaisagens)”

    Ano: 2023

    Técnica: sequência de frames a partir de video feedback

    Nota: as imagens são geradas pela retroalimentação entre uma câmera de vídeo digital e uma tela LCD conectada a ela; nossa operação é de agenciamento, para que as imagens sejam geradas, e de seleção, para formar a sequência.

  • Dossiê temático: Educação Linguística na Infância e Formação Docente: Das Políticas, Discursos e Práticas em Contextos Educativos Diversos
    Vol 26 No 51 (2022)

    Este dossiê temático buscou contribuir para o debate no campo da educação linguística na infância, reunindo trabalhos com focos diversos. Em sua pluralidade de olhares e temas, os artigos que compõem este volume muito contribuem para o debate construtivo e crítico acerca das particularidades e desafios da área de educação linguística na infância, em sua interface com as áreas das políticas públicas e da formação docente.

    Organizadoras:

    Cláudia Hilsdorf Rocha (IEL/UNICAMP) - Doutora em Linguística Aplicada 

    Claudia Kawachi-Furlan (UFES) - Doutora em Linguística

    Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL) - Doutora em Estudos da Linguagem 

    Sandra Regina Buttros Gattolin (UFSCar) - Doutora em Linguística Aplicada

     

    Obra da capa: Tem sempre um dia que é o último dia, da artista Priscila Pessoa, 2021, óleo, acrílica e carvão s/ tela, 60x60cm

  • Thematic edition: Semiotic Objects and Practices
    Vol 25 No 49 (2021)

    Cover images:
    [right] Priscila Pessoa|Sempre Convosco|2017|oil and gold leaf on canvas|90x70cm.
    [left] Priscilla Pessoa|Desatadora|2018|watercolor and gold leaf on paper|110x75cm.

    In this issue of Papéis, we deliver to readers a set of texts by researchers from various semiotic strands of our time, who chose as the objective to analyze procedures for the construction of meanings in texts and speeches in the most diverse languages, considering both the intrinsic relationships to them as those linked to their conditions of production, thus also opening up to the approach of practices that constitute them as semiotic objects circulating in society.

    Organizers:
    Geraldo Vicente Martins (UFMS)
    Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS)

  • Literatura, Estudos Comparados e Interartes
    Vol 25 No 50 (2021)

    Dossiê Temático: Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros (2)

    Editores do Dossiê:

    Prof. Dr. Andre Rezende Benatti – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Brasil

    Prof.ª Dr.ª Magdalena González Almada – Universidad Nacional de Córdoba – Argentina

    Editor de Literatura, Estudos Comparados e Interartes:

    Prof. Dr. Wellington Furtado Ramos - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil

  • Literatura, Estudos Comparados e Interartes
    Vol 24 No 48 (2020)

    Dossiê Temático: Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros

    Editores do Dossiê:

    Prof. Dr. Andre Rezende Benatti – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Brasil

    Prof.ª Dr.ª Magdalena González Almada – Universidad Nacional de Córdoba – Argentina

    Editor de Literatura, Estudos Comparados e Interartes:

    Prof. Dr. Wellington Furtado Ramos - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil

  • Capa: "As descendentes de Lídia" | Ana Carolina Sandim | Óleo sobre tela e bisnaga 3D, 150cm. X 100cm | 2019. Linguística e Semiótica
    Vol 24 No 47 (2020)
  • Capa Papéis v. 23, n. 45 - 2019: clique aqui para acesso ao Sumário. Linguística e Semiótica
    Vol 23 No 45 (2019)
  • Capa: "O Gesto Gráfico" | Isaac Camargo | Carvão, lápis sanguínea e tinta vinílica sobre papel craft 300gr, 66cm. X 96cm | 2017 Linguagem e Sociedade
    Vol 22 No 43 (2018)

    O número temático reúne resultados de pesquisas científicas sobre práticas de linguagem, sobretudo as emergências que integram letramentos e transculturalidades educacionais. Os trabalhos inserem-se em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas desenvolvidas no campo da Linguística (Aplicada).

  • Vol 21 No 42 (2017)

    Literary Theory and Comparative Studies

  • Linguagens Educação e Tecnologia
    Vol 21 No 41 (2017)

    O número temático deverá reunir trabalhos que tragam resultados de pesquisas científicas sobre práticas de uso da linguagem, sobretudo em atividades educacionais, especialmente aquelas voltadas ao ensino de línguas ou literaturas e atentas à emergência de tecnologias digitais. Além de artigos, também serão avaliadas as proposições de entrevistas, resenhas e resumos de dissertações.

  • Vol 20 No 40 (2016)

    Teoria Literária e Estudos Culturais

  • Capa: "Grassmann’s dreams" | Oswaldo Guimarães Barbosa | Nanquim sobre papel – A4 – Gramatura 200, 18,5x 12,5 cm | 2017 Linguística e Semiótica
    Vol 20 No 39 (2016)
  • Capa: "Maça" | Lyara Costa | Caneta esferográfica e aquarela em papel A3 | 2015 Teoria Literária e Estudos Comparados
    Vol 19 No 38 (2015)
    Teoria Literária e Estudos Comparados
  • Capa: "Borboleta" | Isaac Camargo | Fotografia - captura analógica (PxB) convertida para digital| 2000. Linguística e Semiótica
    Vol 19 No 37 (2015)
    Linguística e Semiótica
  • Capa: Sem título | William Menkes | Gravura em metal: água forte e água-tinta | 20 x 30cm (gravura) 29,7 x 42cm (papel) | 2015 Teoria Literária e Estudos Comparados
    Vol 18 No 36 (2014)
    Teoria Literária e Estudos Comparados
  • Capa: "minúcia" | Luma Oliveira | Fotografia digital | 2008 Linguística e Semiótica
    Vol 18 No 35 (2014)
    Linguística e Semiótica
  • Teoria Literária e Estudos Comparados
    Vol 17 No 34 (2013)
    Teoria Literária e Estudos Comparados
  • Capa: "O barco" | Maria Luceli Faria Batistote | Óleo sobre tela | 100 x 80cm | Acervo Particular | 2003 Linguística e Semiótica
    Vol 17 No 33 (2013)
    Linguística e Semiótica