Objetivos formativos de Professores de Matemática Participantes da 17ª edição do Curso de GeoGebra
Resumo
Este artigo tem por intenção apresentar os objetivos manifestados pelos cursistas da 17ª edição do Curso de GeoGebra, verificar se foram ou não alcançados e analisá-los à luz da proposta da equipe formadora para o Curso e de estudos do âmbito educacional a fim de fornecermos elementos à organização de novas edições do próprio Curso de GeoGebra, bem como de outros cursos à distância voltados ao desenvolvimento profissional de professores de Matemática com tecnologias digitais. Os dados para a pesquisa foram produzidos por meio de um formulário ao final da 17ª edição do Curso. Também foram considerados o edital e o projeto da referida edição. As análises dos dados se deram a partir da categorização das respostas dos cursistas às perguntas do formulário e da nossa produção de significados para elas, via uma Leitura Plausível. As análises realizadas permitem indicar que, ao se organizar em torno da interação e de tarefas de escopo aberto, o Curso atende a objetivos de diferentes naturezas. Além disso, foi possível identificar nas respostas ao questionário uma perspectiva de ensino e de aprendizagem da Matemática com tecnologia voltada principalmente à representação gráfica de entes matemáticos e à crença de que os softwares podem dinamizar e modificar as práticas docentes. A partir das análises, indicamos que em próximas edições do Curso devem ser enfatizados outros aspectos da prática docente quando se utiliza o GeoGebra além de suas capacidades técnicas.
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