A Noção de Autoridade na Formação e Prática Profissional de Professores de um Curso de Geogebra

Palavras-chave: Autoridade, Formação de Professores, Modelo dos Campos Semânticos, Educação Matemática, Legitimidade

Resumo

Esta pesquisa é parte dos resultados da dissertação de mestrado que tem como objetivo investigar aspectos do Curso de GeoGebra que influenciam na formação continuada e prática profissional da equipe formadora. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, com base no Modelo dos Campos Semânticos. Os dados foram produzidos mediante entrevistas semiestruturadas com alguns professores que atuam como formadores do Curso de GeoGebra. Também foi considerado o funcionamento geral do Curso e analisados alguns de seus documentos, como editais e projetos das edições investigadas, além do trajeto formativo dos sujeitos da pesquisa considerando suas postagens e interações nos fóruns do Curso a fim de produzir significado para os processos formativos. Como resultados conclui-se que, entre outras noções, a autoridade se mostra importante para compreender o processo de formação de professores, porque diz da inserção do sujeito em dadas práticas culturais e da possibilidade de constituição de novas direções de interlocução.

Biografia do Autor

Isane Maria Wowcsuk Marques, PRPGEM/UNESPAR

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM/Unespar União da Vitória). Professora PSS da rede Estadual de ensino do Paraná. E-mail: isanewowcsuk@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0402-044X.

Sérgio Carrazedo Dantas

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp Rio Claro). Professor Adjunto do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Apucarana. E-mail: sergio.dantas@unespar.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7043-1664.

Guilherme Francisco Ferreira

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp Rio Claro). Professor da rede municipal de ensino da cidade de Praia Grande, São Paulo. E-mail: guilhermefrancisco7ferreira@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7292-2405

João Pedro Antunes de Paulo

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp Rio Claro). Professor do magistério superior na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), campus de Marabá. E-mail: jpadepaula@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7054-9328

Referências

COSTA, Evandro; FECHINE, Joseana; SILVA, Priscylla; ROCHA, Hemilis. Modelos de Feedback para estudantes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Jornada de Atualização em Informática na Educação, v. 5, n. 1, p. 1-38, 2016.

DANTAS, Sérgio Carrazedo. Design, implementação e estudo de uma rede sócio profissional online de professores de Matemática. 2016. 232 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – IGCE/UNESP: Rio Claro, 2016.

DANTAS, Sérgio Carrazedo; LINS, Romulo Campos. Reflexões sobre Interação e Colaboração a partir de um Curso Online. Boletim de Educação Matemática (Bolema), Rio Claro (SP), v. 31, n. 57, p. 1-34, abr. 2017.

LINS, Romulo Campos. Modelo dos Campo Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. Org. Claudia Laus Angelo [et al.]. São Paulo: Midiograf, 2012.

MARQUES, Isane Maria Wowcsuk. Uma pesquisa sobre as influências do Curso de GeoGebra na formação e na prática profissional a partir da perspectiva de professores da equipe formadora. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM/Unespar, União da Vitória, 2022.

SILVA, Heloísa da. Centro de educação matemática (CEM): fragmentos de

identidade. 448 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, Rio Claro, 2006.

Publicado
2022-12-14
Como Citar
MARQUES, I. M. W.; DANTAS, S. C.; FERREIRA, G. F.; PAULO, J. P. A. DE. A Noção de Autoridade na Formação e Prática Profissional de Professores de um Curso de Geogebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 39, p. 1-15, 14 dez. 2022.
Seção
Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: inter. possíveis

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)