Legitimidades para a Disciplina de Cálculo na Licenciatura em Matemática
Resumo
Neste artigo, apresentamos parte de uma pesquisa que discute e problematiza o Cálculo na Licenciatura em Matemática. Para isso, entrevistamos professores em busca de compreender como eles pensam uma disciplina de Cálculo adequada à Licenciatura em Matemática, considerando suas experiências como pesquisadores ou como professores formadores e da Educação Básica. Amparamo-nos nas principais noções do Modelo dos Campos Semânticos, como conhecimento, significado, leitura plausível e legitimidade, e nas etapas da História Oral, para construir as textualizações. Essas, por sua vez, relatam possíveis legitimidades, ou seja, possíveis significados produzidos, diferentes modos de se pensar o Cálculo visando a formação de professores da Educação Básica. No entanto, tais legitimidades relatam, de maneira indireta, quais conhecimentos (matemáticos ou não) são necessários para o professor da Educação Básica. As textualizações permitem levantar questões como: Por que o Cálculo é uma disciplina intocável no currículo da Licenciatura? Que conceitos matemáticos estudados no Cálculo são essenciais para o professor da Educação Básica? Que outras disciplinas poderiam estar no lugar do Cálculo?
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