Legitimidades para a Disciplina de Cálculo na Licenciatura em Matemática

Resumen

Neste artigo, apresentamos parte de uma pesquisa que discute e problematiza o Cálculo na Licenciatura em Matemática. Para isso, entrevistamos professores em busca de compreender como eles pensam uma disciplina de Cálculo adequada à Licenciatura em Matemática, considerando suas experiências como pesquisadores ou como professores formadores e da Educação Básica. Amparamo-nos nas principais noções do Modelo dos Campos Semânticos, como conhecimento, significado, leitura plausível e legitimidade, e nas etapas da História Oral, para construir as textualizações. Essas, por sua vez, relatam possíveis legitimidades, ou seja, possíveis significados produzidos, diferentes modos de se pensar o Cálculo visando a formação de professores da Educação Básica. No entanto, tais legitimidades relatam, de maneira indireta, quais conhecimentos (matemáticos ou não) são necessários para o professor da Educação Básica. As textualizações permitem levantar questões como: Por que o Cálculo é uma disciplina intocável no currículo da Licenciatura? Que conceitos matemáticos estudados no Cálculo são essenciais para o professor da Educação Básica? Que outras disciplinas poderiam estar no lugar do Cálculo?

Biografía del autor/a

Laís Cristina Viel Gereti

Doutora em Ensino de Ciência e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil. E-mail: laisgereti@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5258-2757.

Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Matemática pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora da Universidade Estadual de Londrina, Brasil. E-mail: angelamarta@uel.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5624-6398.

 

Citas

ANGELO, Cláudia Laus. Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática. 2012. 160 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2012.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; FERNANDES, Déa Nunes; SILVA, Heloisa da. Entre a amnésia e a vontade de nada esquecer: notas sobre Regimes de Historicidade e História Oral. BOLEMA, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 213-250, 2011.

GERETI, Laís Cristina Viel. Delienando uma pesquisa: legitimidades para a disciplina de Cálculo na formação do professor de Matemática. 2018. 164f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

JULIO, Rejane Siqueira. Uma leitura da produção de significados matemáticos e não-matemáticos para “dimensão”. 2007. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2007.

LINS, Romulo Campos. Luchar por la supervivencia: la producción de significado. UNO-Revista de Didáctica de las Matemáticas, Barcelona, n.14, p.39-46, out.1997.

LINS, Romulo Campos. Por que discutir Teoria do Conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. Rio Claro: Editora UNESP, 1999. p. 75 – 94.

LINS, Romulo Campos. A diferença como oportunidade para aprender. In: PERES, Eliane et al. (orgs.). Processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e cultura. livro 3. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, p. 530-550.

LINS, Romulo Campos. O modelo dos campos semânticos: estabelecimentos e notas de teorizações O modelo dos campos semânticos: estabelecimentos e notas de teorizações. In: ANGELO, Cláudia Laus. et al. (orgs). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. 1. ed. São Paulo: Midiograf, 2012. p. 10-20.

SILVA, Heloisa; VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo. Sobre teorização, estética ficcional e algumas aproximações entre o Modelo dos Campos Semânticos e a História Oral. In: ANGELO, Claudia Laus et al. (orgs). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. 1. ed. São Paulo: Midiograf, 2012. p. 110-128.

VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo; LINS, Romulo Campos. Movimentos de Teorizações em Educação Matemática. Bolema. Rio Claro, v. 30, n. 55, p. 325-367, ago. 2016.

Publicado
2021-07-31
Cómo citar
GERETI, L. C. V.; SAVIOLI, A. M. P. DAS D. Legitimidades para a Disciplina de Cálculo na Licenciatura em Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-28, 31 jul. 2021.
Sección
Problematizações sobre Formação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemát