A Atuação Docente e Possíveis Articulações entre Potência e o Corpo-Professor (de Matemática)

  • Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Luzia Aparecida Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Keywords: Narratives, Mathematics teachers, Will to Power

Abstract

This text is based on a doctoral research in Mathematics Education and aims to present investigation’s results on the Mathematics teacher's body in Basic Education and its relation to the concept of will to power, inspired by Nietzsche. These reflections are based on five narratives of Mathematics teachers who work or have worked in the Municipal Network of Campo Grande/MS, produced using the assumptions of Oral History Methodology. The proposed connections here involve some of the uses and abuses of the Basic Education Development Index (IDEB); the construction of the idealization of the profession and the school space, and how this can operate either in the construction of a diseased way of life in the school environment or in the production of values for a teacher's body.

Author Biographies

Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Matemática, mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade Nova Andradina. É integrante do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa, com experiência em pesquisas nos temas História e Filosofia da Educação Matemática, Narrativas e História Oral.

E-mail: carolribas1986@gmail.com . ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7374-7656.

Luzia Aparecida Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Luzia Aparecida de Souza, mãe do Francisco desde 2013. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro. Realizou Pós-Doutorado na Escola de Educação na Universidade de Cape Town (África do Sul) de agosto de 2019 a julho de 2020. É coordenadora do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa e membro do Grupo de História Oral e Educação Matemática - GHOEM. É professora associada do Instituto de Matemática e atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, campus de Campo Grande. Trabalha com pesquisa em Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Educação Matemática, Narrativas e História Oral.

E-mail: luzia.souza@ufms.br . ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8428-4503.

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Published
2023-12-18
How to Cite
REIS, A. C. DE S. R. DOS; SOUZA, L. A. A Atuação Docente e Possíveis Articulações entre Potência e o Corpo-Professor (de Matemática). Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 44, p. 1-19, 18 Dec. 2023.
Section
Artigos (fluxo contínuo)