A Atuação Docente e Possíveis Articulações entre Potência e o Corpo-Professor (de Matemática)

  • Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Luzia Aparecida Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

Este texto se basa en una investigación de doctorado en Educación Matemática y tiene como objetivo presentar reflexiones sobre el cuerpo del profesor de Matemáticas en la Educación Básica y su relación con el concepto de potencia, movilizado a partir de Nietzsche. Esta reflexión se basa en cinco narrativas de profesores de Matemáticas que trabajan o han trabajado en la Red Municipal de Campo Grande/MS y que fueron producidas con base en los presupuestos de la Metodología de la Historia Oral. Las articulaciones propuestas aquí involucran algunos de los usos y abusos del Índice de Desarrollo de la Educación Básica (IDEB); la construcción de la idealización de la profesión y del espacio escolar y cómo esto puede operar tanto en la construcción de un modo de vida enfermo en el ambiente escolar, como en la producción de valores para el cuerpo del profesor.

Biografía del autor/a

Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Matemática, mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade Nova Andradina. É integrante do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa, com experiência em pesquisas nos temas História e Filosofia da Educação Matemática, Narrativas e História Oral.

E-mail: carolribas1986@gmail.com . ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7374-7656.

Luzia Aparecida Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Luzia Aparecida de Souza, mãe do Francisco desde 2013. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro. Realizou Pós-Doutorado na Escola de Educação na Universidade de Cape Town (África do Sul) de agosto de 2019 a julho de 2020. É coordenadora do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa e membro do Grupo de História Oral e Educação Matemática - GHOEM. É professora associada do Instituto de Matemática e atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, campus de Campo Grande. Trabalha com pesquisa em Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Educação Matemática, Narrativas e História Oral.

E-mail: luzia.souza@ufms.br . ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8428-4503.

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Publicado
2023-12-18
Cómo citar
REIS, A. C. DE S. R. DOS; SOUZA, L. A. A Atuação Docente e Possíveis Articulações entre Potência e o Corpo-Professor (de Matemática). Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 44, p. 1-19, 18 dic. 2023.
Sección
Artigos (fluxo contínuo)