No Tropos da Formação de Professores de Matemática

Resumen

Este texto apresenta questões teóricas e metodológicas presentes nos artigos que compõem a edição temática "Problematizações sobre a Formação Matemática na Licenciatura em Matemática". Junto à ideia de "tropos", palavra grega de significado duplo, "direção" ou "volta", argumenta-se como a formação de professores de matemática transita entre direções, proposições e orientações demandadas pelo Estado ao mesmo tempo que exige modificações, tensionamentos e subversões para assumir posições políticas outras.

Biografía del autor/a

Filipe Santos Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social (UFMG). Membro do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM) e do Grupo inSURgir. E-mail: fernandes.fjf@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2964-3582

Citas

ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa de Almeida. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

AMARAL, Tarsila. Urutu. 1928. Óleo sobre tela, 60 x 72 cm. Disponível em: http://tarsiladoamaral.com.br/obra/antropofagica-1928-1930/. Acesso em: 1 jul. 2021.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes Trópicos. São Paulo: Anhembi Limitada, 1957.

Publicado
2021-08-04
Cómo citar
FERNANDES, F. S. No Tropos da Formação de Professores de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-6, 4 ago. 2021.
Sección
Problematizações sobre Formação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemát