Por uma Antropologia da Educação Matemática

  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará
  • Thais Cunegatto Doutoranda em Antropologia na Université Laval

Resumen

Este texto tem o objetivo de discutir a educação matemática com um viés antropológico tomando como referencial teórico a filosofia da linguagem de Wittgenstein. Para tanto, buscaremos discutir algumas relações que podem ser estabelecidas entre a matemática e a antropologia, bem como entre a antropologia e a educação matemática. O conhecimento da matemática foi elaborado historicamente pela sociedade em meio as experiências empíricas, com o passar do tempo este saber se cristaliza em normas que não podem mais ser modificadas, porém quando aplicadas no cotidiano fica atrelado a fenômenos antropológicos que dependem de acordo entre homens, tais como as normas sociais que podem ser modificadas.

Biografía del autor/a

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará
Possui Graduação em Matemática-Licenciatura Plena (1985), Especialização em Matemática (1988), Especialização em Filosofia do Conhecimento e da Linguagem (1995) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Estágio Doutoral na Universidade de Paris 7 e Estágio Pós-Doutoral no Institut d?Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques da Université Paris 1 (Sorbonne). Atualmente é professora associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e professora do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da Matemática, discurso pedagógico, construção do conceito matemático, linguagem matemática, matemática e linguagens, tradução de textos matemáticos. Vice-Coordenadora do Polo Acadêmico UFPA/REAMEC. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática.

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Publicado
2016-08-01
Cómo citar
SILVEIRA, M. R. A. DA; CUNEGATTO, T. Por uma Antropologia da Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 19, 1 ago. 2016.