Semiotic Learning in an Assessment Portfolio of Mathematical Modelling Activities

Keywords: Mathematical Modelling, Learning Components, Semiotic Representation Records, Assessment, 6th Grade of Elementary School

Abstract

In this paper, we aim to demonstrate how the actions of a teacher and students in a 6th grade elementary school class using an assessment portfolio of mathematical modelling activities can promote semiotic learning. We understand modelling as a didactic-pedagogical alternative and the portfolio as an assessment tool in which the teacher can make written interventions, monitoring the students' progress. We conducted a qualitative, interpretative analysis of the semiotic representation records of the portfolio produced by a group of 6th grade students from a full-time school in Paraná. The responses to the teacher's interventions allowed us to highlight three categories related to semiotic learning: making changes in procedures and organizing data, correcting mistakes and making use of 6th grade content. The results indicated that different components of learning were evidenced and supported semiotic learning in the portfolio produced by the group.

Author Biographies

Priscila de Castro Barros Greca, SEED-PR

Mestre em Ensino de Matemática pela UTFPR.

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de professores em Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR, desde 2015. É líder do grupo de pesquisa Modelagem Matemática no Contexto Educacional. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021).

References

ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. Uma abordagem didático-pedagógica da Modelagem Matemática. VIDYA, v. 42, n. 2, p. 121-145, jul./dez., 2022.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

DALTO, Jader Otavio; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da. Atividade de Modelagem Matemática como Estratégia de Avaliação da Aprendizagem. Educação Matemática em Revista, v. 23, n.57, p. 34-45, 2018.

D’AMORE, Bruno; PINILLA, Martha Isabel Fandiño; IORI, Maura. Primeiros elementos de semiótica: sua presença e sua importância no processo de ensino-aprendizagem da matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

DUVAL, Raymond. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

FREJD, Peter. Modelling Assessment of Mathematical Modelling: a Literatura Review. Department of Mathematics, Linköping University, 2012.

GRECA, Priscila de Castro Barros. Aprendizagem semiótica em portfólios avaliativos de atividades de modelagem matemática no 6º ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.

GRECA, Priscila de Castro Barros; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da. Portfólio de atividades de modelagem matemática: um construto para professores de matemática. Londrina: UTFPR, 2024.

JÜRGENSEN, Bruno. O portfólio como instrumento de avaliação do aprendizado em contextos de Educação Matemática Crítica: análise da percepção de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Revista de Educação Matemática, v.19, Edição Especial: Práticas Avaliativas e a Sala de Aula de Matemática, p. 1-24, 2022.

LUVISON, Milena. Avaliação em projetos de Modelagem Matemática no Ensino Médio. 88 p. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.

MAGALHÃES, Gustavo Granado. Avaliação em práticas de Modelagem Matemática na sala de aula. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.

MENDES, Marcele Tavares; TREVISAN, André Luis; SOUZA, Thamires da Silva. Observação do Trabalho em Grupo como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Aulas de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, dez. 2016.

NISS, Mogens; BLUM, Werner. The Learning and Teaching of Mathematical Modelling. London, New York: Routledge, 2020.

PARANÁ. Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná. Programa Paraná Integral. Curitiba: PR, 2023.

PINILLA, Martha Isabel Fandiño. Múltiples Aspectos del aprendizaje de la matemática: evaluar e intervenir em forma mirada y específica. Cooperativa Editorial Magistério, 2010.

SILVA, Karina Alessandra Pessoa da.; DALTO, Jader Otavio. Portfólio de atividades de modelagem matemática como instrumento de avaliação formativa. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 371-393, 2020.

SILVA, Karina Alessandra Pessoa da.; DALTO, Jader Otavio. Uma estratégia de Avaliação de Atividades de modelagem matemática. Revista Electrónica de Investigación em Educación em Ciencias, v. 12, n. 2, p. 1-17, 2017.

SILVA, Karina Alessandra Pessoa da.; TRINDADE, Suzana Lovos. Componentes da aprendizagem evidenciados nas fases de uma atividade de modelagem matemática. Quadrante: Revista de Investigação em Educação Matemática, v. 32, n. 1, p. 50-76, 2023.

SOUZA, Lahis Braga; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Percepções de Estudantes sobre a Matemática e suas Aulas a partir de uma Atividade de Modelagem. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 41, p. 1-20, abr. 2023.

VELEDA, Gabriele Granada; BURAK, Dionísio. Avaliação em atividades com Modelagem Matemática na Educação Matemática: uma proposta de instrumento. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 25-054, 2020.

Published
2025-08-14
How to Cite
GRECA, P. DE C. B.; PESSOA DA SILVA, K. A. Semiotic Learning in an Assessment Portfolio of Mathematical Modelling Activities. Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 50, p. 1-24, 14 Aug. 2025.