Algumas compreensões sobre um Grupo Escolar a partir da narrativa de uma professora

Resumo

Com este trabalho pretendemos apresentar algumas compreensões sobre uma proposta educacional paranaense: um Grupo Escolar Rural, a partir do que aprendemos com uma narrativa produzida, com uma professora desta escola, para uma pesquisa de mestrado. Nossa pesquisa tematiza as cercanias da educação rural paranaense, disparando compreensões de uma escola rural específica, o Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes, como um território de possibilidades e potencialidades para lançar novos olhares sobre essas propostas educacionais.

Biografia do Autor

Grasielly dos Santos de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - (UTFPR-LD). Brasil. E-mail: grasiellysantossouza@yahoo.com.br.

Mirian Maria Andrade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba – (UTFPR-CT). Brasil. E-mail: andrade.mirian@gmail.com.

Referências

Delgado, L. A. N. (2010). História Oral – memória, tempo, identidades (2a ed.). Belo Horizonte: Autêntica.

Garnica, A. V. M. (2014). Cartografias contemporâneas: mapear a formação de professores de Matemática. In A. V. M. Garnica (Org.), Cartografias contemporâneas: mapeando a formação de professores de Matemática no Brasil (pp. 39-66). Curitiba: Appris.

Larrosa, J. (Org.). (2017). Elogio da escola (Fernando Coelho, Trad.). Belo Horizonte: Autêntica.

Martins-Salandim, M. E. (2012). A interiorização dos cursos de Matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960. (Tese de Doutorado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rio Claro-SP, Brasil.

Schelbauer, A. R. (2014, maio/agosto). Da roça para a escola: institucionalização e expansão das escolas primárias rurais no Paraná (1930-1960). Revista História Educacional, 18(43), 71-91.

Souza, G. S. (2017). Memórias da primeira década de funcionamento da Casa Escolar Lourenço Ormenezze: uma narrativa (Trabalho de Conclusão de Curso). Licenciatura em Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Cornélio Procópio-PR, Brasil.

Souza, G. S. (2019). Da fuligem à edificação do Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes: narrativas que contam história(s). (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Londrina – PR, Brasil.

Publicado
2020-10-24
Como Citar
Souza, G. dos S. de, & Andrade, M. M. (2020). Algumas compreensões sobre um Grupo Escolar a partir da narrativa de uma professora. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10653
Seção
Sessões Coordenadas