Algumas compreensões sobre um Grupo Escolar a partir da narrativa de uma professora
Resumo
Com este trabalho pretendemos apresentar algumas compreensões sobre uma proposta educacional paranaense: um Grupo Escolar Rural, a partir do que aprendemos com uma narrativa produzida, com uma professora desta escola, para uma pesquisa de mestrado. Nossa pesquisa tematiza as cercanias da educação rural paranaense, disparando compreensões de uma escola rural específica, o Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes, como um território de possibilidades e potencialidades para lançar novos olhares sobre essas propostas educacionais.
Referências
Delgado, L. A. N. (2010). História Oral – memória, tempo, identidades (2a ed.). Belo Horizonte: Autêntica.
Garnica, A. V. M. (2014). Cartografias contemporâneas: mapear a formação de professores de Matemática. In A. V. M. Garnica (Org.), Cartografias contemporâneas: mapeando a formação de professores de Matemática no Brasil (pp. 39-66). Curitiba: Appris.
Larrosa, J. (Org.). (2017). Elogio da escola (Fernando Coelho, Trad.). Belo Horizonte: Autêntica.
Martins-Salandim, M. E. (2012). A interiorização dos cursos de Matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960. (Tese de Doutorado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rio Claro-SP, Brasil.
Schelbauer, A. R. (2014, maio/agosto). Da roça para a escola: institucionalização e expansão das escolas primárias rurais no Paraná (1930-1960). Revista História Educacional, 18(43), 71-91.
Souza, G. S. (2017). Memórias da primeira década de funcionamento da Casa Escolar Lourenço Ormenezze: uma narrativa (Trabalho de Conclusão de Curso). Licenciatura em Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Cornélio Procópio-PR, Brasil.
Souza, G. S. (2019). Da fuligem à edificação do Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes: narrativas que contam história(s). (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Londrina – PR, Brasil.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado