Alguns apontamentos acerca da mobilização da Hermenêutica de Profundidade como referencial teórico-metodológico em pesquisas em Educação Matemática.
Resumo
Nosso objetivo com esse trabalho é apresentar um levantamento de algumas teses e dissertações, em Educação Matemática, que mobilizaram a Hermenêutica de Profundidade de John Brookshire Thompson como referencial teórico-metodológico de pesquisa. Esse trabalho apresenta, brevemente, um total de 21 trabalhos, os movimentos analíticos da Hermenêutica de Profundidade mobilizados e, por fim, são realizados alguns apontamentos visando sublinhar algumas das potencialidades desta metodologia de pesquisa. Cabe ressaltar, aqui, que alguns dos trabalhos apresentados estão acompanhados de outro(os) referencial(is) metodológico(s) – estratégia prevista por Thompson – e outros utilizam somente a Hermenêutica de Profundidade para analisar suas formas simbólicas (construções humanas intencionais). Nos resultados conseguimos mostrar algumas facetas desses trabalhos que sublinham as potencialidades da Hermenêutica de Profundidade. A maioria dos trabalhos analisados possui viés historiográfico.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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