Alguns apontamentos acerca da mobilização da Hermenêutica de Profundidade como referencial teórico-metodológico em pesquisas em Educação Matemática.

  • Leandro Josué de Souza
  • Bruno Alves Dassie UFF/Niterói-RJ
  • Mirian Maria Andrade UTFPR/Cornélio Procópio-PR

Resumo

Nosso objetivo com esse trabalho é apresentar um levantamento de algumas teses e dissertações, em Educação Matemática, que mobilizaram a Hermenêutica de Profundidade de John Brookshire Thompson como referencial teórico-metodológico de pesquisa. Esse trabalho apresenta, brevemente, um total de 21 trabalhos, os movimentos analíticos da Hermenêutica de Profundidade mobilizados e, por fim, são realizados alguns apontamentos visando sublinhar algumas das potencialidades desta metodologia de pesquisa. Cabe ressaltar, aqui, que alguns dos trabalhos apresentados estão acompanhados de outro(os) referencial(is) metodológico(s) – estratégia prevista por Thompson – e outros utilizam somente a Hermenêutica de Profundidade para analisar suas formas simbólicas (construções humanas intencionais). Nos resultados conseguimos mostrar algumas facetas desses trabalhos que sublinham as potencialidades da Hermenêutica de Profundidade. A maioria dos trabalhos analisados possui viés historiográfico.

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Thompson, J. B. (2011) Ideologia e Cultura Moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, Editora Vozes.

Publicado
2019-04-24
Como Citar
Souza, L. J. de, Dassie, B. A., & Andrade, M. M. (2019). Alguns apontamentos acerca da mobilização da Hermenêutica de Profundidade como referencial teórico-metodológico em pesquisas em Educação Matemática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6455
Seção
Sessões Coordenadas