Traité élémentaire d’arithmétique a l'usage de l'école centrale des quatrenations: uma leitura da leitura de Lacroix

  • Mirian Maria Andrade Professora Dra em Educação Matemática. Professora do Departamento Acadêmico de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio,

Resumo

Neste texto apresentamos uma análise realizada do Traité Élémentaire d’Arithmétique a l'usage de l'École Centrale des Quatre- Nations, a partir de uma descrição analítica que Lacroix faz de sua obra didática – os livros do Cours de Mathématiques. O autor incursiona, sobretudo, pelo estudo das suas obras relativas à Aritmética, aos Elementos de Álgebra, aos Elementos de Geometria, ao Complemento dos Elementos de Geometria e, por fim, ao Tratado Elementar de Trigonometria Retilínea e Esférica e Aplicação da Álgebra à Geometria. Lacroix apresenta essa descrição analítica em seu livro “Ensaios sobre o ensino em geral e sobre o de matemática em particular”. Nosso exercício analítico, sobretudo da obra relativa à Aritmética, desta autoanálise, apresentada pelo autor, é disparada da análise que realizamos do “Ensaios...”, por meio do Referencial Metodológico da Hermenêutica de Profundidade. Além de olharmos para a descrição apresentada por Lacroix, nos debruçamos brevemente, também, sobre a 18ª edição do Tratado Elementar de Aritmética, de 1830, obra que está disponível para consulta no acervo de livros antigos do Grupo História Oral e Educação Matemática – GHOEM.
Como Citar
Andrade, M. M. (1). Traité élémentaire d’arithmétique a l’usage de l’école centrale des quatrenations: uma leitura da leitura de Lacroix. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6199
Seção
Sessões Coordenadas