O Produto Educacional “EnsiGA Podcast – Ensino de Geometria Analítica: perspectiva histórica”
Resumo
Este artigo apresenta um Produto Educacional (PE) desenvolvido em conjunto com uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática, que investigou a Geometria Analítica (GA) em livros didáticos brasileiros para o ensino superior nas décadas de 1960 e 1970. A pesquisa analisou como a GA foi sistematizada nesses livros e suas motivações, utilizando uma abordagem histórica e metodológica baseada em referências adotadas pelo Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT). A pesquisa identificou a presença de GA em diferentes contextos e livros didáticos brasileiros, destacando variações no tratamento do conteúdo. O Produto Educacional descrito consiste em um podcast denominado "EnsiGA Podcast – Ensino de Geometria Analítica: perspectiva histórica", destinado a divulgar a pesquisa de maneira acessível para o público acadêmico e não acadêmico, abordando a importância da História da Educação Matemática para a Educação Matemática. Foram produzidos quatro episódios com participações de professores da educação básica e do ensino superior, além de estudantes da licenciatura em matemática. O PE foi criado e divulgado na plataforma de áudios spotify.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado