Sessão 1: A GEOMETRIA ANALÍTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO VISTA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE 1940 A 1970

  • Josélio Lopes Valentim Júnior UFJF
  • Maria Cristina Araújo de Oliveira UFJF

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados parciais de uma investigação em nível de mestrado sobre o conteúdo de Geometria Analítica para o ensino secundário, a partir da análise de livros didáticos de Matemática no período compreendido entre 1940 e 1970. Nesse texto o recorte temporal ficará restrito ao intervalo entre as décadas de 1940 e 1960, nos quais estiveram em vigência a Reforma Gustavo Capanema, a Portaria Ministerial de 1951, e um movimento de dimensão internacional denominado Movimento da Matemática Moderna. A pesquisa está inserida no campo da história da educação matemática e tem como objetivo, produzir um estudo histórico sobre a trajetória da Geometria Analítica como conteúdo da Matemática escolar no referido período. Visando analisar historicamente as mudanças ocorridas nos livros didáticos relativamente ao conteúdo de Geometria Analítica, o presente trabalho histórico se apóia nos pressupostos teóricos de historiadores e pesquisadores como: Marc Bloch (2002), Michel De Certeau (2007), Roger Chartier (1991; 1995), André Chervel (1990) e Alain Choppin (2004). A pesquisa visa produzir e entender a trajetória do conteúdo abordado por diferentes autores, Euclides Roxo e outros, Thalles Mello Carvalho, Ary Quintella e Manoel Jairo Bezerra, bem como a forma como os mesmos se apropriaram dos diferentes momentos históricos vividos pela educação brasileira em especial a
Matemática.

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Júnior, J. L. V., & Oliveira, M. C. A. de. (2022). Sessão 1: A GEOMETRIA ANALÍTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO VISTA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE 1940 A 1970. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-20. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15062
Seção
Pôster