Saberes para ensinar presentes no livro “Atividades em Educação Matemática”
Resumo
Com o objetivo de apresentar uma investigação acerca de vestígios dos saberes presentes na formação do professor que ensina matemática, propomos uma análise do livro, não publicado, “Atividades em Educação Matemática”. Este material, de uso didático, foi escrito por docentes do, então, Departamento de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no contexto da década de 1980. O referido material tinha por objetivo reunir atividades e discussões sobre a matemática e o seu ensino, retratando experiências e estudos dos seus autores. Assim, com base nesse conteúdo, identificamos aspectos dos saberes para ensinar, como: o domínio de metodologias de ensino, conhecimentos acerca dos valores e objetivos da Educação Matemática. Identificamos ainda recursos didáticos, os quais nos possibilitaram concluir que o material em questão contempla discussões pertinentes à formação do professor que ensina matemática.
Referências
Hofstetter, R. & Schneuwhy, B. (2019). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In Hofstetter, R. & Valente, W. R. Saberes em (trans) formação–tema central da formação de professores (pp. 113-172). São Paulo: Livraria da Física.
Hofstetter, R. & Valente, W. R. (2017). Saberes em (trans) formação–tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física.
Leite, K. F. V. C. (2019). Bases epistemológicas matemáticas e didáticas presentes na constituição da área de educação matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Dissertação de Mestrado em educação matemática. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Valente, W. R. (2019). Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas. História da Educação, 23, 1-22.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado