Saberes para ensinar presentes no livro “Atividades em Educação Matemática”

  • Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edilene Simões Costa dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Com o objetivo de apresentar uma investigação acerca de vestígios dos saberes presentes na formação do professor que ensina matemática, propomos uma análise do livro, não publicado, “Atividades em Educação Matemática”. Este material, de uso didático, foi escrito por docentes do, então, Departamento de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no contexto da década de 1980. O referido material tinha por objetivo reunir atividades e discussões sobre a matemática e o seu ensino, retratando experiências e estudos dos seus autores. Assim, com base nesse conteúdo, identificamos aspectos dos saberes para ensinar, como: o domínio de metodologias de ensino, conhecimentos acerca dos valores e objetivos da Educação Matemática. Identificamos ainda recursos didáticos, os quais nos possibilitaram concluir que o material em questão contempla discussões pertinentes à formação do professor que ensina matemática.

Biografia do Autor

Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Brasil. E- mail: kamilaleeitee@hotmail.com.

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília. Professora do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da mesma Universidade. E-mail: edilenesc@gmail.com.

Referências

Hofstetter, R. & Schneuwhy, B. (2019). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In Hofstetter, R. & Valente, W. R. Saberes em (trans) formação–tema central da formação de professores (pp. 113-172). São Paulo: Livraria da Física.

Hofstetter, R. & Valente, W. R. (2017). Saberes em (trans) formação–tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física.

Leite, K. F. V. C. (2019). Bases epistemológicas matemáticas e didáticas presentes na constituição da área de educação matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Dissertação de Mestrado em educação matemática. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Valente, W. R. (2019). Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas. História da Educação, 23, 1-22.

Publicado
2020-10-27
Como Citar
da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite, K., & Simões Costa dos Santos, E. (2020). Saberes para ensinar presentes no livro “Atividades em Educação Matemática”. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10922
Seção
Sessões Coordenadas