Foco e Escopo

ENSIN@ UFMS  é uma  publicação  multidisciplinar  vinculada ao  Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisa Multidisciplinar  (LEA UFMS)  e ao  Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GFORP). Ambos os grupos são formados por professores que atuam na Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),  Campus de Três Lagoas (CPTL). A revista está vinculada a quatro Programas de Pós-Graduação do CPTL/UFMS: Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação (PPGE), Mestrado Profissional em  Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGGeo), Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Trata-se de um periódico anual,  revisado por pares,  com foco  na publicação de pesquisas  relacionadas  aos processos de  ensino e aprendizagem, à formação do professor e sua prática pedagógica. Como a proposta  é  multidisciplinar  os  trabalhos científicos resultantes de pesquisas em educação e ensino de ciências em geral, bem como sobre temas que afetam ou influenciam os processos de ensino e aprendizagem também fazem parte da temática da revista.

As publicações poderão ser apresentadas para as seguintes categorias:

ARTIGOS - Texto resultante de pesquisa concluída, destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados. Os artigos devem estar relacionados à temática da revista e apresentados em forma de ensaios ou resultados de pesquisa. 

NOTAS - Trabalhos ou pesquisas em andamento, centrados na descrição do tema, na apresentação e discussão de resultados parciais.

Relatos de Experiência - Texto feito por um autor ou uma equipe de autores(as) descrevendo precisamente uma dada experiência que apresenta uma contribuição relevante e que contribui para a discussão dos temas propostos pela revista. 

RESENHAS - Resenhas de livros, artigos, teses e dissertações relacionados à temática da revista e que tenham sido publicados até, no máximo, 3 (três) anos antes da data de envio do trabalho à revista. 

Entrevistas - Diálogos com nomes de destaque nas temáticas da revista.

A revista poderá publicar também:

DOSSIÊ - Trata-se de um conjunto de artigos proposto e organizado por até três editores convidados sobre temas atuais que contribuam com a temática da revista. Os Dossiês devm conter artigos inéditos, de submissão espontânea (aprovados) ou de demanda induzida (encomendas). 

EDIÇÃO TEMÁTICA - A revista aceita a submissão de propostas de edições temáticas, de acordo com o escopo da revista, para serem publicadas na qualidade de uma edição especial e  eventualmente uma edição regular. Os proponentes devem ser pesquisadores envolvidos com a temática da edição. As propostas serão avaliadas pela equipe editorial e caso aceitas serão coordenadas pelos proponentes que participarão do processo editorial.

A revista poderá publicar Artigos, Notas, Relatos de Experiência e Resenhas de temática livre (demanda contínua) em todos seus números, inclusive naqueles dedicados a dossiês temáticos.

Os textos devem ser submetidos exclusivamente na plataforma da revista  (https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/about/submissions). Para fazer a submissão de um texto todos os autores devem ter cadastro no sistema da revista. Quaisquer dúvidas sobre o processo de submissão ou de avaliação de artigos podem ser elucidadas pelo e-mail:  revista.ensinaufms@gmail.com 

A Revista ENSIN@ UFMS  não assume responsabilidade por conceitos e opiniões emitidos pelos autores dos manuscritos, porque não refletem necessariamente a opinião do Conselho Editorial da revista.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista ENSIN@ UFMS adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cego anônima, na qual nem o nome dos autores é revelado aos avaliadores, nem o nome dos avaliadores é revelado aos autores.

Todas as submissões recebidas passam pela análise prévia dos Editores, que considerarão originalidade, pertinência e cumprimento das políticas editoriais. 

Se a avaliação da primeira etapa é positiva o texto será encaminhado para dois avaliadores do Conselho Científico ou avaliadores externos convocados pelos editores da revista, aos quais caberá a análise, aprovação (com ou sem modificações) ou recusa do mesmo. Caso o texto seja recusado os autores serão notificados sobre o motivo da recusa.

Para  ser  publicado  o texto  precisa  ter  o  parecer  favorável  de  2 (dois)  avaliadores.  No  caso  de  1 (um)  parecer  desfavorável,  o texto  será  encaminhado  a  um terceiro avaliador.  Caso o  parecer  seja  favorável  à publicação com correções/restrições,  elas serão justificadas e encaminhadas aos autores no parecer. Para a publicação do texto os autores  devem cumprir  com as solicitações dos avaliadores,  caso contrário  serão  recusados pelo Conselho Editorial. No caso de dois pareceres desfavoráveis o texto será recusado.

No caso de “Aceitação com correções”, o autor deverá encaminhar o texto revisto dentro do prazo estabelecido pelos editores. O Editor responsável pelo processo de avaliação do texto verificará se foram atendidas as exigências dos avaliadores, e informar se o texto foi aceito, rejeitado ou ainda precisa de modificações.

No caso de na avaliação final o texto receber um parecer “rejeitado”, o autor será notificado sobre o motivo da recusa.

Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, os Editores se reservam o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela revista.

A  Revista ENSIN@ UFMS  reserva-se  o direito de,  a seu critério,  publicar  artigos  convidados (sem a  necessidade  de  processo  completo  de  avaliação  por  revisor)  nos  casos  em  que aspectos comemorativos, históricos estiverem sendo considerados.

Os editores se reservam o direito a rejeitar os textos que tenham um conteúdo significativamente similar (plágio) com outros em qualquer parte do processo em que seja identificado.


Conflito de interesse

No caso de conflito de interesse por parte dos revisores, os Editores encaminharão o manuscrito a outro revisor.


Periodicidade

A Revista ENSIN@ UFMS é uma publicação ANUAL, com previsão de publicação em Dezemebro de cada ano. Cada edição é organizada em ano, volume e número.

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso livre a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Apoio

LEA UFMS - Laboratório Multidisciplinar de Ensino e Pesquisa

GFORP - Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores

Histórico do periódico

A  Revista ENSIN@ UFMS  teve o seu  primeiro  número  lançado  em  2016 e,  desde  então, fomenta a publicação de reflexões científicas na forma de artigos, resenhas, notas e relatos de pesquisa. A revista se consolidou como uma iniciativa do Grupo de Pesquisa LEA UFMS Laboratório de Ensino e Pesquisa Multidisciplinar, conta com o apoio do Grupo GFORP Grupo de  Estudos e Pesquisas  em Formação de  Professores.  Ambos os grupos  são  formados  por  professores que atuam na Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal de Mato Grosso  do  Sul (UFMS),  Campus de Três Lagoas (CPTL). É um periódico anual, gratuito, on-line, com linha editorial voltada aos temas relacionados à Educação e ao Ensino de Ciências, bem como à Formação de Professores. A partir de 2019 a revista foi vinculada a três Programas de Pós-Graduação do CPTL/UFMS: Programa  de Pós-Graduação em  Educação (PPGE), Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGGeo).

Em 2021 a revista passou a estar vinculada também ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). 

Taxas para submissão e publicação de textos

A Revista ENSIN@ UFMS não cobra taxas de submissão e procesamento de artigos (APCs).