LINHA EDITORIAL

1. Foco e Escopo
ENSIN@ UFMS  é uma  publicação  multidisciplinar  vinculada ao  Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisa Multidisciplinar  (LEA UFMS)  e ao  Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GFORP). Ambos os grupos são formados por professores que atuam na Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),  Campus de Três Lagoas (CPTL). A revista está vinculada a quatro Programas de Pós-Graduação do CPTL/UFMS: Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação (PPGE), Mestrado Profissional em  Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGGeo), Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Trata-se de um periódico anual,  revisado por pares,  com foco  na publicação de pesquisas  relacionadas  aos processos de  ensino e aprendizagem, à formação do professor e sua prática pedagógica. Como a proposta  é  multidisciplinar  os  trabalhos científicos resultantes de pesquisas em educação e ensino de ciências em geral, bem como sobre temas que afetam ou influenciam os processos de ensino e aprendizagem também fazem parte da temática da revista.

Assim, o público alvo da revista são pesquisadores, discentes de Graduação e Pós Graduação, bem como professores, profissionais e público em geral com interesse na temática da revista.

2. Periodicidade
A Revista ENSIN@ UFMS é uma publicação ANUAL, com previsão de publicação em Dezembro de cada ano. Cada edição é organizada em ano, volume e número.

3. Seções da Revista
As publicações poderão ser apresentadas para as seguintes categorias:

Artigos - Texto resultante de pesquisa concluída, destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados. Os artigos devem estar relacionados à temática da revista e apresentados em forma de ensaios ou resultados de pesquisa. 

Notas de Pesquisa (ou Comunicações Breves) - Trabalhos ou pesquisas em andamento, centrados na descrição do tema, na apresentação e discussão de resultados parciais.

Relatos de Experiência - Texto feito por um autor ou uma equipe de autores(as) descrevendo precisamente uma dada experiência que apresenta uma contribuição relevante, colaborando com a discussão dos temas propostos pela revista. 

Resenhas - Resenhas de livros, artigos, teses e dissertações relacionados à temática da revista e que tenham sido publicados até, no máximo, 3 (três) anos antes da data de envio do trabalho à revista. 

Entrevistas - Diálogos com nomes de destaque nas temáticas da revista.

A revista poderá publicar também:

Dossiê - Trata-se de um conjunto de artigos proposto e organizado por até três editores convidados sobre temas atuais que contribuam com a temática da revista. Os Dossiês devem conter artigos inéditos, de submissão espontânea (aprovados) ou de demanda induzida (encomendas). 

Edição Temática - A revista aceita a submissão de propostas de edições temáticas, de acordo com o escopo da revista, para serem publicadas na qualidade de uma edição especial e  eventualmente uma edição regular. Os proponentes devem ser pesquisadores envolvidos com a temática da edição. As propostas serão avaliadas pela equipe editorial e caso aceitas serão coordenadas pelos proponentes que participarão do processo editorial.

A revista poderá publicar Artigos, Notas de Pesquisa (ou Comunicações Breves), Relatos de Experiência, Entrevistas e Resenhas de temática livre (demanda contínua) em todos seus números, inclusive naqueles dedicados a dossiês temáticos.

Os textos devem ser submetidos exclusivamente na plataforma da revista  (https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/about/submissions). Para fazer a submissão de um texto todos os autores devem ter cadastro no sistema da revista. Quaisquer dúvidas sobre o processo de submissão ou de avaliação de artigos podem ser elucidadas pelo e-mail:  revista.ensinaufms@gmail.com 

A Revista ENSIN@ UFMS  não assume responsabilidade por conceitos e opiniões emitidos pelos autores dos manuscritos, porque não refletem necessariamente a opinião do Conselho Editorial da revista.