• Chamada para Dossiê - Formação de Professores que Ensinam Matemática: Contribuições da História da Educação Matemática

    2024-12-15

    Período de Submissão: 01/03/2025 a 30/07/2025

    Previsão de Publicação: 31/12/2025

    Organizadores:

    Profa. Dra. Patrícia Sandalo Pereira (UFMS/INMA)

    Prof. Dr. Edvanilson Santos de Oliveira (UFMS/INMA)

    Prpf. Me. Gerson dos Santos Farias (UESB/DCET)

    Saiba mais sobre Chamada para Dossiê - Formação de Professores que Ensinam Matemática: Contribuições da História da Educação Matemática
  • Prorrogação de prazo para o Dossiê A Questão Ambiental e a Formação de Professores para a Educação Básica: Um olhar sobre as licenciaturas

    2024-07-31

    O Conselho Editorial da Revista ENSIN@ UFMS informa que o prazo de submissão de textos para o Dossiê - A Questão Ambiental e a Formação de Professores para a Educação Básica: Um olhar sobre as licenciaturas, organizado pelas Professoras Dra. Patricia Helena Mirandola Garcia (UFMS/CPTL), Dra. Suzete Rosana de Castro Wiziack, (UFMS/Campo Grande) e Dra. Giseli Gomes Dalla-Nora (UFMT/Cuiabá) foi prorrogado até o dia 15 de agosto de 2024.

    Saiba mais sobre Prorrogação de prazo para o Dossiê A Questão Ambiental e a Formação de Professores para a Educação Básica: Um olhar sobre as licenciaturas
  • Recepção de textos para o Dossiê A Questão Ambiental e a Formação de Professores para a Educação Básica: Um olhar sobre as licenciaturas

    2024-03-28

     

    Período de submissão: 01/03/2024 a 30/07/2024

    Previsão de publicação: 30/12/2024

    ORGANIZADORAS
    Profa. Dra. Patricia Helena Mirandola Garcia (UFMS/CPTL)
    Profa. Dra. Suzete Rosana de Castro Wiziack, (UFMS/Campo Grande)
    Profa. Dra. Giseli Gomes Dalla-Nora (UFMT/Cuiabá)

     

    Este dossiê visa dar destaque a estudos realizados dentro do contexto da educação ambiental e da preparação de educadores para a educação básica e universitária. A importância da educação ambiental tem crescido significativamente em várias áreas de formação e pesquisa, refletindo a urgência em lidar com as questões ambientais que a sociedade contemporânea enfrenta. A formação de professores para a educação básica, por sua vez, é um elemento chave para a incorporação de uma consciência ambiental nas futuras gerações. Acreditamos que a formação de professores conscientes e preparados para abordar a questão ambiental é fundamental para a construção de uma sociedade mais sustentável.

      Saiba mais sobre Recepção de textos para o Dossiê A Questão Ambiental e a Formação de Professores para a Educação Básica: Um olhar sobre as licenciaturas
  • Recesso e Suspensão das Submissões

    2024-01-11

    Informamos que, devido ao período de férias da comunidade acadêmica e da equipe responsável pela Revista ENSIN@ UFMS, bem como à necessidade de uma pausa para atualizações e adequação de normas, a Revista ENSIN@ UFMS permanecerá fechada para recepção de novos textos até 29 de fevereiro de 2024. As novas normas passarão a vigorar a partir de março de 2024 e serão implementadas visando o fortalecimento da revista.
    Em 2024 receberemos textos para o Dossiê “A Questão Ambiental e a Formação de Professores para a Educação Básica: Um olhar sobre as licenciaturas”, organizado pelas professoras doutoras Patricia Helena Mirandola Garcia (UFMS/CPTL), Suzete Rosana de Castro Wiziack, (UFMS/Campo Grande) e Giseli Gomes Dalla-Nora (UFMT/Cuiabá), no período de 01/03/2024 a 30/07/2024.
    A nossa equipe editorial agradece a todos pelo interesse e colaboração com a revista e desejamos um feliz 2024!

    Saiba mais sobre Recesso e Suspensão das Submissões
  • Chamada para Dossiê - A Questão Ambiental e a Formação de Professores para a Educação Básica: Um olhar sobre as licenciaturas

    2023-10-17

    Período de submissão: 01/03/2024 a 30/07/2024

    Previsão de publicação: 30/12/2024

    Este dossiê visa dar destaque a estudos realizados dentro do contexto da educação ambiental e da preparação de educadores para a educação básica e universitária. A importância da educação ambiental tem crescido significativamente em várias áreas de formação e pesquisa, refletindo a urgência em lidar com as questões ambientais que a sociedade contemporânea enfrenta. A formação de professores para a educação básica, por sua vez, é um elemento chave para a incorporação de uma consciência ambiental nas futuras gerações. Acreditamos que a formação de professores conscientes e preparados para abordar a questão ambiental é fundamental para a construção de uma sociedade mais sustentável.

    O objetivo é criar um espaço para reflexão e discussão sobre a forma em que os cursos de licenciatura estão preparando os futuros professores para lidar com a temática ambiental, bem como o andamento de pesquisas de profissionais de diversas áreas, tendo em vista a institucionalização da educação ambiental no Brasil. Sendo assim, pretendemos criar um espaço que reúna trabalhos que analisem os currículos das licenciaturas com o objetivo de identificar a presença e a abordagem da temática ambiental; e  como essa temática é incorporada nos cursos de formação de professores e de que maneira ela é apresentada aos futuros educadores; como é a percepção dos futuros professores sobre a importância da questão ambiental na educação básica; em que medida  os professores se sentem preparados para abordar essa temática em sala de aula e se consideram que a formação que estão recebendo é suficiente para isso; qual o papel das políticas públicas na integração da educação ambiental nas escolas e nas licenciaturas; que analisem leis, diretrizes, programas e projetos relacionados à educação ambiental para entender como o governo está agindo para incorporar essa temática na formação dos professores e nas práticas pedagógicas das escolas.  

     

    ORGANIZADORAS

    Profa. Dra. Patricia Helena Mirandola Garcia (UFMS/CPTL)

    Profa. Dra. Suzete Rosana de Castro Wiziack, (UFMS/Campo Grande)

    Profa. Dra. Giseli Gomes Dalla-Nora (UFMT/Cuiabá)

    Saiba mais sobre Chamada para Dossiê - A Questão Ambiental e a Formação de Professores para a Educação Básica: Um olhar sobre as licenciaturas
  • Sistema da Revista Ensin@ UFMS Restabelecido

    2023-10-07

    Informamos que ocorreu um incidente de segurança cibernética na UFMS na madrugada do dia 24/09. Todos os protocolos de segurança e o cronograma de ações, de acordo com o Plano de Contingência da UFMS, estão sendo rigorosamente seguidos. A UFMS já comunicou o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital e o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do Governo Federal, a Polícia Federal, a Procuradoria Federal e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
    Por esse motivo, todos os sistemas utilizados na instituição ficaram fora do ar e foi realizado um trabalho de recuperação dos sistemas e serviços digitais. Durante esse período o acesso ao sistema da Revista Ensin@ UFMS ficou impossibilitado, já que o Portal de Periódicos da UFMS, no qual a revista está inserida, estava fora do ar. Hoje o sistema está funcionando normalmente e está disponível novamente para os usuários.
    O incidente afetou o nosso trabalho e o fluxo editorial da edição que estamos preparando; devido a isto, podem ocorrer atrasos na avaliação dos textos submetidos, mas já estamos trabalhando para tentar cumprir o prazo de publicação, previsto para dezembro de 2023.

    Saiba mais sobre Sistema da Revista Ensin@ UFMS Restabelecido
  • PRAZO PRORROGADO

    2023-08-20

    O Conselho Editorial da Revista ENSIN@ UFMS informa que o prazo de submissão de textos para o Dossiê - PROFLetras: Contribuições para o Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, organizado pelas Professoras Dra. Mônica Magalhães Cavalcante (UFC/Fortaleza), Dra. Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento (UFMS/CPTL) e Dra. Silvelena Cosmo Dias (UFMS/CPTL) foi prorrogado até o dia 05 de setembro de 2023.

    Assista o vídeo de divulgação clicando AQUI

    Saiba mais sobre PRAZO PRORROGADO
  • Revista Ensin@ UFMS cadastra novos avaliadores

    2023-07-28

    Com o objetivo de ampliar e diversificar seu corpo de avaliadores, a Revista ENSIN@ UFMS convida pesquisadores mestres ou doutores, do Brasil e do exterior, que tenham interesse e disponibilidade para atuar como pareceristas ad hoc, a realizar o cadastro junto à Revista.
    A Revista Ensin@ UFMS é uma publicação multidisciplinar, qualis B2, com foco na publicação de pesquisas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem, à formação do professor e sua prática pedagógica. Como a proposta é multidisciplinar, são bem vindos cadastros de pesquisadores interessados na área de educação e ensino de ciências em geral, bem como sobre temas que afetam ou influenciam os processos de ensino e aprendizagem.
    Para fazer o cadastro, basta preencher o formulário clicando AQUI.

    Saiba mais sobre Revista Ensin@ UFMS cadastra novos avaliadores
  • Chamada para Dossiê - PROFLetras: Contribuições para o Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa

    2023-03-17

    ORGANIZADORAS

    Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante (UFC/Fortaleza)

    Profa. Dra. Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento (UFMS/CPTL)

    Profa. Dra. Silvelena Cosmo Dias (UFMS/CPTL)

    Período de submissão: 01/02/2023 a 20/08/2023

    Previsão de Publicação: 30/12/2023.

    Saiba mais sobre Chamada para Dossiê - PROFLetras: Contribuições para o Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa
  • Recesso e Suspensão das Submissões

    2023-01-10

    Informamos que, devido ao período de férias da comunidade acadêmica e da equipe responsável pela Revista Ensin@ UFMS, estaremos em recesso entre os dias de 23/12/2022 a 31/01/2023. Neste período estarão suspensas as submissões e responderemos apenas os e-mails com questões urgentes. A nossa equipe editorial agradece a todos pelo interesse e colaboração com a revista e desejamos um feliz 2023!

    Saiba mais sobre Recesso e Suspensão das Submissões
  • Revista Ensin@ UFMS avaliada com Qualis B2 (2017-2020)

    2022-12-30

    Informamos que a Revista Ensin@ UFMS recebeu avaliação quadrienal (2017-2020) da CAPES, ficando no estrato B2. Agradecemos a todos os autores, avaliadores e colaboradores pela confiança depositada, contribuindo com a qualidade das publicações, crescimento e fortalecimento da revista.
    Comemoramos a qualificação B2 da revista na sua primeira avaliação e continuaremos trabalhando para manter e melhorar a qualidade, sempre com o foco na publicação de pesquisas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem, à formação do professor e sua prática pedagógica.
    Equipe Editorial Revista Ensin@ UFMS

    Saiba mais sobre Revista Ensin@ UFMS avaliada com Qualis B2 (2017-2020)
  • PRAZO PRORROGADO

    2022-09-01

    O Conselho Editorial da Revista Ensin@ UFMS informa que o prazo de submissão de textos para o dossiê ENSINO, GÊNERO E SEXUALIDADE, organizado pelas Professoras Dra. Cintia Lima Crescêncio e Dra. Lorena Zomer foi prorrogado até o dia 15 de setembro de 2022.

    Assista o vídeo de divulgação clicando AQUI

    Lembramos que a Revista Ensin@ UFMS recebe textos de temática livre de maneira contínua!

    Saiba mais sobre PRAZO PRORROGADO
  • Revista Ensin@ UFMS recebe textos para Dossiê e de Temática Livre

    2022-08-05

    As Professoras Dra. Cintia Lima Crescêncio (UFMS) e Dra. Lorena Zomer (UEPG), convidam a contribuir com o DOSSIÊ: ENSINO, GÊNERO E SEXUALIDADE
    Período de submissão: 01/03/2022 a 31/08/2022.
    Previsão de Publicação: 30/12/2022.

    Assista o vídeo de divulgação clicando AQUI

    Lembramos que a Revista Ensin@ UFMS recebe textos de temática livre de maneira contínua!

    Saiba mais sobre Revista Ensin@ UFMS recebe textos para Dossiê e de Temática Livre
  • CHAMADA PARA DOSSIÊ: ENSINO, GÊNERO E SEXUALIDADE

    2022-03-14

    Organizadoras: Prof. Dra. Cintia Lima Crescêncio (UFMS), Prof. Dra. Lorena Zomer (UEPG).
    Período de submissão: 01/03/2022 a 31/08/2022.
    Previsão de Publicação: 30/12/2022.

    Esse dossiê tem como objetivo reunir trabalhos que discutam questões de gênero e sexualidade a partir dos mais recentes debates epistemológicos que permitem a reflexão sobre a relação entre feminilidades, masculinidades e ensino. Privilegiando estudos que se dedicam a pensar a importância das discussões sobre gênero e sexualidade no espaço escolar, nos currículos, nos materiais didáticos, nas legislações e nas políticas públicas para a educação, por entender que esta iniciativa é passo fundamental no combate a violências de gênero e contra populações lgbtqia+ na escola e fora dela, temos como propósito criar um espaço que agrupe pesquisas, relatos de experiência e revisões bibliográficas sobre ensino, gênero e sexualidade com perspectiva interdisciplinar.

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA DOSSIÊ: ENSINO, GÊNERO E SEXUALIDADE
  • A Revista Ensin@ UFMS implantou o uso do DOI em 2021

    2022-02-09

    Temos a satisfação de informar que foi iniciado o uso do Digital Object Identifier (DOI), um identificador persistente, reconhecido internacionalmente e que permite a identificação, localização e descrição unívoca de entidades digitais - físicas ou abstratas (BRITO; SHINTAKU; SOARES; WEBER, 2015).

    A todos os textos (artigos, notas, relatos e entrevistas) publicados pela Revista Ensin@ UFMS em 2021 foi atribuído (e validado) o identificador DOI, a identificação de cada artigo pode ser verificada diretamente na página da revista.

    Saiba mais sobre A Revista Ensin@ UFMS implantou o uso do DOI em 2021
  • Chamada para Dossiê: Ensino, Gênero e Sexualidade

    2021-09-17

    Esse dossiê tem como objetivo reunir trabalhos que discutam questões de gênero e sexualidade a partir dos mais recentes debates epistemológicos que permitem a reflexão sobre a relação entre feminilidades, masculinidades e ensino. Privilegiando estudos que se dedicam a pensar a importância das discussões sobre gênero e sexualidade no espaço escolar, nos currículos, nos materiais didáticos, nas legislações e nas políticas públicas para a educação, por entender que esta iniciativa é passo fundamental no combate a violências de gênero e contra populações lgbtqia+ na escola e fora dela, temos como propósito criar um espaço que agrupe pesquisas, relatos de experiência e revisões bibliográficas sobre ensino, gênero e sexualidade com perspectiva interdisciplinar.
    Período de submissão: 01/03/2022 a 31/08/2022
    Previsão de Publicação: 30/12/2022.

    Saiba mais sobre Chamada para Dossiê: Ensino, Gênero e Sexualidade
  • Processo de Atualização de Normas – Revista ENSIN@ UFMS

    2021-09-16

    Devido à necessidade de uma pausa para adequação de normas com o objetivo de atender critérios de indexação e à quantidade de textos recebidos, a Revista ENSIN@ UFMS permanecerá fechada para recepção de novos textos até 28 de fevereiro de 2022. As novas normas passarão a vigorar a partir de março de 2022 e serão implementadas visando o fortalecimento da revista.

    Saiba mais sobre Processo de Atualização de Normas – Revista ENSIN@ UFMS