Histórico

A Revista ENSIN@ UFMS  teve o seu  primeiro  número  lançado  em  2016, reunindo os trabalhos apresentados no 1º Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o 1º Encontro Multidisciplinar das Licenciaturas e Pós Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas/MS e Bataguassu/MS, que reuniu profissionais e acadêmicos dos Cursos de Licenciaturas dos referidos campi.

A primeira editora chefe e responsável pela criação da revista foi a Professora Dra. Maria Elisa Rebustini com apoio do acadêmico Caio Vinicius dos Santos.

A revista se consolidou como uma iniciativa do Grupo de Pesquisa LEA UFMS Laboratório de Ensino e Pesquisa Multidisciplinar e conta com o apoio do Grupo de  Estudos e Pesquisas  em Formação de  Professores (GFORP), desde sua criação em 2018.  Ambos os grupos  são  formados  por  professores que atuam na Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal de Mato Grosso  do  Sul (UFMS),  Campus de Três Lagoas (CPTL).

Desde 2017 a editora chefe é a Professora Dra. Patrícia Helena Mirandola Garcia.

A partir de 2019 a revista foi vinculada a três Programas de Pós-Graduação da UFMS/CPTL: Programa  de Pós-Graduação em  Educação (PPGE), Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGGeo).

Em 2020 a Revista Ensin@ UFMS reorganizou o site, estabelecendo claramente a abrangência da revista, as orientações para autores, política de avaliação por pares, política de acesso aberto e começou a utilizar templates para os autores.

A Revista Ensin@ UFMS adotou o acesso aberto desde sua criação, permitindo que os autores mantenham os direitos autorais do manuscrito, concedendo à revista o direito da primeira publicação. Em 2021 essa política de acesso aberto foi descrita com detalhes no site e a Revista Ensin@ UFMS adotou o uso da licença Licença Creative Commons CC BY NC SA 4.0 Internacional, que permite compartilhar e adaptar o trabalho, reconhecendo a autoria do texto, desde que seja compartilhado sob a mesma licença, para uso não comercial. Em 2021 a revista passou a estar vinculada também ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). 

Em janeiro de 2022, foi iniciado o uso do Digital Object Identifier (DOI), um identificador persistente, reconhecido internacionalmente; foi atribuído o identificador DOI a todos os textos (artigos, notas, relatos e entrevistas) publicados pela Revista Ensin@ UFMS em 2021. A implantação do DOI foi possível pelo apoio financeiro recebido da UFMS, como resultado da proposta apresentada pela equipe editorial da revista ao Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da UFMS, viabilizado através do Edital Nº 02/2021 - AGECOM/UFMS. O Programa visa atender a meta de aperfeiçoamento editorial e de conteúdo, a divulgação e visibilidade, contribuindo com o impacto social e científico, além da profissionalização e internacionalização dos periódicos da UFMS.