Funções Editoriais
Para a organização do trabalho editorial, a Revista ENSIN@ UFMS conta com o envolvimento e dedicação de diversos agentes, eles são: Editor Chefe, Editores Adjuntos, Conselho Editorial, Equipe de Edição e Diagramação, Conselho Científico e Corpo de Revisores Externos ou Pareceristas ad hoc.
- O Editor Chefe é o representante político e acadêmico, responsável pelo constante aprimoramento da revista e pela coordenação de toda a equipe editorial, ele convoca e preside o Conselho Editorial.
- Os Editores Adjuntos são responsáveis por executar as políticas definidas pelo Conselho Editorial e pela gestão dos processos editoriais para que a revista possa cumprir com a periodicidade, observando no processo editorial as Diretrizes de Ética e Boas Práticas da revista.
Os Editores são responsáveis por:
i) Analisar os artigos submetidos e aprovar aqueles que estão no escopo da Revista ENSIN@ UFMS para o fluxo editorial, tomando como referência o foco temático do periódico e as diretrizes para publicação;
ii) Instruir Editores Convidados, Autores e Avaliadores sobre o fluxo editorial e o processo de arbitragem por pares, o que envolve atendimento às diretrizes da Revista ENSIN@ UFMS, submissão, avaliação e encaminhamentos;
iii) Garantir um processo anônimo de arbitragem dos artigos, justo e imparcial, assegurando que as informações permaneçam confidenciais;
iv) Organizar a relação de avaliadores, mantendo seus dados atualizados;
v) Responder a questionamentos relacionados a um artigo publicado, referentes a possibilidade de má conduta editorial, seguindo as orientações do COPE;
vi) Publicar, quando se fizer necessário, correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpa;
vii) Garantir a manutenção das boas práticas editoriais.
- O Conselho Editorial é composto por um grupo de seis professores da UFMS, Campus de Três Lagoas, membros dos grupos de Pesquisa LEA UFMS e GFORP. Ele se reúne periodicamente e é responsável por questões administrativas referentes à política editorial da revista.
O Conselho Editorial é responsável por:
i) Realizar um esforço pela sustentabilidade da revista, garantindo sua divulgação, manutenção e consolidação;
ii) Ampliar a relação de avaliadores;
iii) Apoiar os editores em processos de resposta sobre questionamentos relacionados a possibilidade de má conduta editorial;
iv) Apoiar os editores no processo de garantir a manutenção das boas práticas editoriais;
v) Atuar como última instância quanto à aceitação de material submetido para publicação, em caso de divergência dos pareceres da dupla-cega;
vi) Decidir quanto a eventual publicação de volumes temáticos e quanto a quaisquer questões a respeito da linha editorial.
- A Equipe de Edição e Diagramação é composta por membros da comunidade acadêmica da UFMS, coordenada pelos editores adjuntos e responsável pela edição e diagramação da revista, responsável por garantir sua qualidade visual, respeitando o projeto original e as determinações do Conselho Editorial.
- O Conselho Científico é composto por pesquisadores mestres e doutores responsáveis por auxiliar, de forma permanente, os editores com os trabalhos de avaliação dos manuscritos que serão publicados; emitindo pareceres sobre a qualidade acadêmica, a relevância científica, a consistência e adequação do trabalho em avaliação. A Revista ENSIN@ UFMS tem a preocupação de que ele seja abrangente, incluindo pesquisadores de diversas Instituições e com o compromisso de ampliação frequente.
- O Corpo de Revisores Externos ou Pareceristas ad hoc é composto por pesquisadores mestres e doutores de diferentes instituições que poderão auxiliar, eventualmente, os editores com os trabalhos de avaliação dos manuscritos que serão publicados, emitindo pareceres sobre a qualidade acadêmica, a relevância científica, a consistência e adequação do trabalho em avaliação. Eles são acionados em caso de sobrecarga de trabalho do comitê científico ou para suprir uma necessidade teórica específica de avaliação de um manuscrito, que não encontra especialistas no comitê científico. A Revista ENSIN@ UFMS garante o anonimato dos revisores externos ou pareceristas ad hoc.
Espera-se que os Avaliadores membros do Conselho Científico ou do corpo de Pareceristas ad hoc:
i) Notifiquem os Editores de sua disponibilidade para avaliar um artigo, respeitando os prazos estabelecidos pelos editores.
ii) Recusem o convite sempre que não se sentir qualificado para realizar a avaliação em função do tema abordado, da identificação de aspectos que levem a reconhecer a autoria, e/ou se houver conflito de interesse.
iii) Tratem os manuscritos como documentos confidenciais, protegendo a propriedade intelectual e os direitos dos autores, mantendo sigilo sobre as informações e comprometendo-se a não usar informações privilegiadas para proveito próprio, inclusive em suas pesquisas e/ou publicações.
iv) Comuniquem os Editores imediatamente sobre a identificação de violação de direitos por parte dos autores e/ou de práticas de plágio.
v) Comuniquem os editores se, por motivo plenamente justificável, não puder emitir o parecer em tempo hábil, solicitando sua substituição por outro avaliador.
vi) Elaborem um parecer objetivo, expressando opiniões com argumentos fundamentados e referências, amparando-se em boas práticas editoriais.