Avaliação por pares

A Revista ENSIN@ UFMS adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review), garantindo o anonimato de autores e avaliadores. São utilizadas as seguintes etapas:

i) Pré-avaliação pelos Editores. Nessa etapa serão verificados: a adequação ao escopo da revista, a estrutura geral do manuscrito, o atendimento às normas e diretrizes para autores, o preenchimento de metadados, o envio das Notas Complementares de Autoria e a existência de informações que possam identificar os autores. Neste momento os textos são submetidos ao Software CopySpyder, uma ferramenta com uma versão gratuita, para verificar a chance de similaridade com outros textos disponíveis na internet.

Caso os editores identifiquem problemas que podem ser resolvidos os autores serão comunicados e contarão com um prazo de 10 dias para adequação dos manuscritos. Caso os editores identifiquem problemas substanciais os autores serão notificados sobre a rejeição e arquivamento do manuscrito. Este processo pode levar de duas a seis semanas.

ii) Avaliação pelo Comité Científico ou Pareceristas ad hocConcluída positivamente a primeira etapa de avaliação pelos editores, o texto será encaminhado para dois avaliadores do Conselho Científico ou Pareceristas ad hoc convocados pelos editores da revista, aos quais caberá a análise sobre originalidade, pertinência, cumprimento das diretrizes para autores. Quando for preciso os editores poderão solicitar a participação de mais avaliadores. Os revisores deverão responder indicando sua aprovação (com ou sem modificações) ou recusa do mesmo.

Se um dos revisores definir que um artigo não deve ser publicado, o documento deve ser enviado a um terceiro, cujo parecer ajudará a definir o resultado final. Persistindo alguma dúvida sobre a avaliação ou qualquer outro conflito, o Conselho Editorial da Revista deve definir se o artigo é publicado ou não ou se outras providências devem ser tomadas.

Se o manuscrito é aprovado pelos dois revisores e a avaliação recomenda algumas correções, os autores serão responsáveis por realizá-las, dentro do prazo estabelecido pela revista (geralmente não ultrapassa 15 dias), devendo enviar o texto corrigido por e-mail. Uma vez que o autor devolve o texto com os ajustes realizados, estes serão verificados e, se necessário, devolvidos ao autor, até que o documento esteja pronto para publicação. Caso as recomendações dos avaliadores não sejam atendidas, o texto não será publicado.

Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, os Editores se reservam o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela revista.

Se o manuscrito recebe dois pareceres desfavoráveis, o texto não será publicado.

Em todos os casos, a decisão final é do Conselho Editorial e sua comunicação oficial é de responsabilidade dos Editores.

A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de, a seu critério, publicar textos convidados (sem a necessidade  de  processo  completo  de  avaliação  por  revisor)  nos  casos  em  que aspectos comemorativos, históricos estiverem sendo considerados.

Os editores se reservam o direito a rejeitar os textos que tenham um conteúdo significativamente similar (plágio) com outros em qualquer parte do processo em que seja identificado.

Com o objetivo de ampliar e diversificar seu corpo de avaliadores, a Revista ENSIN@ UFMS mantém aberto permanentemente o cadastro de pesquisadores mestres ou doutores, do Brasil e do exterior, que tenham interesse e disponibilidade para atuar como pareceristas ad hoc.

 

Tempo de Espera

O processo de avaliação é constituído por várias etapas, nas quais precisamos contar com a disponibilidade dos avaliadores para emitir parecer, a possibilidade de precisar de um terceiro parecer em caso de discordância, o tempo de preparação da versão final pelos autores e o processo de diagramação e editoração para publicação.

Considerando as etapas descritas e o fato de que especificidades de cada manuscrito podem gerar tempos diferentes para avaliação, entendemos que o tempo de espera entre a submissão e a publicação do artigo pode variar entre 4 e 10 meses aproximadamente.

 

Conflito de interesse

No caso de conflito de interesse por parte dos revisores, os Editores encaminharão o manuscrito a outro revisor.