Indexadores

Buscando aumentar a visibilidade, a difusão e o impacto do conteúdo publicado, o Conselho Editorial busca permanentemente o vínculo da Revista ENSIN@ UFMS com importantes bases de dados, diretórios e indexadores nacionais e internacionais, aderindo aos padrões de qualidade editorial exigidos.

Atualmente a Revista Ensin@ UFMS está incluída nos seguintes Portais, Diretórios, Bases de Dados e Redes Acadêmicas.

Portal de Periódicos UFMS

Google Acadêmico

Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras (Diadorim): Serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto. Faz parte do conjunto de serviços de acesso aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. O objetivo deste serviço é identificar, sistematizar e disponibilizar as informações das políticas estabelecidas pelas editoras dos periódicos brasileiros referentes ao armazenamento dos artigos nos repositórios institucionais. Constitui-se em uma fonte de consulta importante para que autores e gestores de repositórios não descumpram o acordo de publicação estabelecido entre o autor e a revista, quando do arquivamento de artigos no repositório da instituição. 

Red Latinoamericana de Revistas Acadêmicas em Ciências Sociais e Humanidades (LatinRev): Rede latino-americana de revistas, cooperativa de periódicos e associações de revistas acadêmicas do campo das ciências sociais e humanidades criada pela FLACSO Argentina en junho de 2017.

Latindex Diretório (Latindex): Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Latindex surgiu em 1995 na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). A iniciativa tem por objetivos difundir, tornar acessível e elevar a qualidade das revistas acadêmicas editadas na região, estabelecendo políticas e ações que levem à produção e difusão de material científico de alto valor. 

Aura Amelica (Aura), espaço a partir do qual AmeliCA pretende refletir o estado geral das revistas científicas no que diz respeito às políticas de abertura e direitos de exploração da publicação científica. O objetivo da AURA é conhecer as políticas editoriais das revistas científicas em relação ao acesso aos seus arquivos, direitos de exploração e licenças de publicação e como estes podem afetar seu posterior auto-arquivamento em repositórios institucionais ou temáticos.
AmeliCA é uma infra-estrutura de comunicação para publicação acadêmica e ciência aberta, sustentada cooperativamente e focada no modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar a natureza acadêmica e aberta da comunicação científica. AmeliCA (premio Sparc a la innovación 2019) es impulsada por la Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO) y liderada por el Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), la Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc) y un conjunto de instituciones académicas.

Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org): Base indexadora de periódicos científicos brasileiros. Resultado da retomada da série “Sumários Correntes Brasileiros”, pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP), antes desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT). Tem por objetivo ampliar a divulgação e o acesso aos periódicos científicos nacionais, a FUNPEC-RP acredita que Sumários.org contribuirá para minimizar as dificuldades ainda enfrentadas pelos periódicos para serem inseridos em bases de dados bibliográficos de ampla penetração. Contando com o apoio da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Sumários.org foi lançado em meados de 2007 e está em constante atualização e adequação às necessidades dos periódicos e usuários do site.

Elektronische Zeitschriftenbibliothek (EZB). A Biblioteca de Revistas Eletrônicas foi fundada em 1997 como parte de um projeto da Biblioteca da Universidade de Regensburg, em cooperação com a biblioteca da Universidade Técnica de Munique. O objetivo era apresentar claramente os periódicos eletrônicos a todos os usuários da biblioteca e permitir que as bibliotecas participantes administrassem seus periódicos científicos eletrônicos de forma rápida e eficaz. Atualmente, 662 instituições participantes utilizam a Biblioteca de Periódicos Eletrônicos. A colaboração cooperativa de todos os usuários da EZB torna possível fornecer informações confiáveis sobre a acessibilidade dos periódicos e também expandir de forma constante a extensa coleção de periódicos de livre acesso. A manutenção conjunta também leva a uma alta qualidade e atualidade dos dados.

Directory of Research Journals Indexing (DRJI)

Revistas de Livre Acesso (Livre)

Academic Resource Index (Research Bib)

Academia (Academia.edu): Rede social acadêmica lançada em 2008, funciona como uma plataforma para compartilhar pesquisas acadêmicas, com o objetivo de acelerar a pesquisa em todos os domínios, buscando como resultado final a democratização da pesquisa.