Ética e Boas Práticas da Revista
Os editores e o Conselho Editorial trabalham para garantir que todo o processo editorial da Revista ENSIN@ UFMS seja pautado pela ética e boas práticas de publicação, garantindo o acesso aberto às publicações, respeitando a privacidade de autores e revisores, bem como respeitando a confidencialidade de resultados das pesquisas apresentadas para avaliação.
- Todas as decisões editoriais são fundamentadas na originalidade, pertinência, cumprimento das diretrizes para autores.
- A Revista Ensin@ UFMS considera o plágio em todas as suas formas uma conduta antiética e inaceitável. Todos os textos recebidos são submetidos ao Software CopySpyder, uma ferramenta de versão gratuita, para verificar a chance de similaridade com outros textos disponíveis na internet.
- Os editores, com o apoio do Conselho Editorial, deverão agir investigando qualquer caso de suspeita ou alegação de má conduta identificada, seja nas submissões ou nos artigos publicados.
- Caso haja suspeita/detecção de plágio antes da publicação do manuscrito, os autores serão comunicados e receberão um informe com a porcentagem de similaridade junto com: (i) uma solicitação de esclarecimentos e de alteração do texto quando possível, ou (ii) a rejeição do texto, se for avaliado que a porcentagem de similaridade compromete a originalidade do texto.
- Caso o plágio seja detectado após a publicação do manuscrito, será analisado pelo Conselho Editorial e, se confirmado, o artigo será retirado da revista imediatamente e os autores poderão ter penalidades aplicadas.
- A Revista ENSIN@ UFMS utiliza o arquivo Notas Complementares, que deve ser inserido na plataforma no momento da submissão; ele recolhe informações completas sobre todos os autores e sobre o texto (como financiamento, autorização de uso de imagens e aprovação no comitê de ética no caso de pesquisas com animais ou com seres humanos).
Os autores:
- Declaram que a versão final do documento e sua submissão para publicação é um consenso de todos os autores.
- Garantem a originalidade e ineditismo dos manuscritos apresentados à revista, bem como estabelecem o compromisso de não apresentar o mesmo trabalho a mais de uma revista.
- São responsáveis pela descrição adequada de todas as referências utilizadas no texto, com base nas diretrizes para autores e se o trabalho (ou partes dele) de outros autores foi utilizado foi devidamente reconhecido através de citação e inclusão na lista de referências.