Diretrizes para autores

A. INFORMAÇÕES GERAIS

1. A Revista ENSIN@ UFMS não cobra taxas. Não será solicitado aos autores qualquer pagamento pela avaliação, edição ou publicação de seus artigos.
2. A Revista ENSIN@ UFMS tem acesso aberto e gratuito.
3. A Revista ENSIN@ UFMS não assume a responsabilidade de tradução e nem de revisão dos trabalhos. As correções sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação são responsabilidade dos autores, pois, caso aprovado, o artigo será publicado na forma como foi enviado.
4. O conteúdo dos artigos assinados é de exclusiva responsabilidade dos autores.
5. Os trabalhos enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial, que poderá aceitar, recusar ou reapresentar o original aos autores com sugestões de alterações editoriais. Os artigos serão enviados aos pareceristas do Conselho Científico ou avaliadores externos convocados pelos editores da revista, cujos nomes permanecerão em sigilo, omitindo-se também o nome dos autores.
6. Cada autor poderá submeter à Revista ENSIN@ UFMS um texto por edição (seja como primeiro autor ou como coautor).
7. Para submeter um manuscrito, o primeiro autor ou correspondente deverá estar obrigatoriamente cadastrado na plataforma da Revista. Todos os autores devem ter seus dados cadastrais completos inseridos na página de submissão do manuscrito, incluindo instituição e registro ORCID (incluindo a URL completa do ORCID).
8. O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register


B. A REVISTA, PERIODICIDADE E PUBLICAÇÕES

A Revista ENSIN@ UFMS é uma publicação vinculada ao Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisa Multidisciplinar (LEA UFMS) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GForP). Ambos os grupos são formados por professores que atuam na Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL). A revista está vinculada a quatro Programas de Pós-Graduação do CPTL/UFMS: Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação (PPGE), Mestrado Profissional em  Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGGeo), Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

1. Periodicidade anual, com publicação no mês de Dezembro.
2. A Revista ENSIN@ UFMS recebe manuscritos em português, espanhol ou inglês. O idioma oficial da revista é o português, no entanto os artigos serão publicados no idioma em que foram escritos.
3. A linha editorial contempla a publicação de Artigos, Notas de Pesquisa (ou Comunicações Breves), Relatos de Experiência, Resenhas e Entrevistas, bem como a publicação de Dossiês e Edições Temáticas.

C. SOBRE O ENCAMINHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS TEXTOS

1. ENCAMINHAMENTO: Os textos devem ser submetidos exclusivamente na plataforma da revista  (https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/about/submissions).
Para fazer a submissão de um texto todos os autores devem ter cadastro no sistema da revista.

Leia atentamente as normas de publicação antes de iniciar o processo de submissão. Artigos que não estiverem completamente de acordo com as especificações das normas da Revista serão devolvidos aos autores no processo de avaliação preliminar.

2. AVALIAÇÃO DUPLO-CEGA: Tendo por finalidade assegurar o anonimato no processo de revisão pelos pares, o texto não deve conter nenhum elemento que permita a identificação de sua autoria, haja vista que a identificação é feita nos metadados do sistema no momento da submissão.

3. O PROCESSO DE REVISÃO: A escolha dos avaliadores é feita pelos editores, considerando o tema e a abordagem do trabalho submetido à apreciação, a competência técnica específica dos membros consultores e a ausência de conflito de interesses. Em casos específicos, a critério dos editores, podem ser convidados a emitir pareceres profissionais ad hoc externos ao Conselho Científico.

Para ser publicado o texto precisa ter o parecer favorável de dois avaliadores. No caso de um parecer desfavorável, o texto será encaminhado a um terceiro avaliador. Caso o parecer do terceiro avaliador seja favorável à publicação com correções/restrições, elas serão justificadas e encaminhadas aos autores no parecer.

Para a publicação do texto os autores devem cumprir com as solicitações dos avaliadores, caso contrário serão recusados pelo Conselho Editorial. No caso de dois pareceres desfavoráveis o texto será recusado.

D. FORMATAÇÃO DOS TEXTOS

1. O texto deve ser escrito utilizando formato de página A-4, fonte Arial 12, justificado e espaçamento 1,5. Recuo de parágrafo no texto de 1,25 cm. As Margens devem ter 2,5 cm à direita, esquerda, superior e inferior. Deixar uma linha em branco antes de um subtítulo (tamanho 12, espaçamento 1,5).
2. Título no idioma original e em inglês (opcionalmente pode ser inserido também em espanhol), em negrito, em Maiúscula, centralizado.
3. Resumo em um único parágrafo, contendo de 100 a 250 palavras, indicando a temática abordada, os objetivos do estudo, métodos, os resultados e as conclusões gerais obtidas.
4. Inserir de três a cinco palavras-chave no idioma original e em inglês usando espaçamento simples e 10 pt, separadas por ponto. Deixar uma linha entre o resumo e as palavras-chave.

5. Abstract em Inglês, seguindo as mesmas normas do Resumo, com keywords;

6. Os subtítulos devem ser breves, claros e não numerados. Devem estar escritos em negrito, utilizando fonte Arial 12 e espaçamento 1,5. Pode inserir os subtítulos necessários para o desenvolvimento do trabalho, devendo conter Introdução, Considerações Finais e Referências   .
7. As notas de rodapé não deverão ser usadas para referências bibliográficas. Esse recurso pode ser utilizado como elemento explicativo quando extremamente necessário, devendo ser colocadas no rodapé da página de ocorrência, numeradas sequencialmente, com algarismos arábicos, fonte Arial, tamanho 10, justificadas, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas, no decorrer do texto.
8. Artigos, e Relatos de Experiência devem ter uma extensão mínima de 10 (dez) e máxima de 25 (vinte e cinco) páginas. Devem ter no máximo 4 (quatro) autores. 
9. Notas de Pesquisa (ou comunicações Breves) devem ter uma extensão mínima de 6 (seis) e máxima de 10 (dez) páginas. Devem ter no máximo 4 (quatro) autores.
10. Resenhas devem ter uma extensão mínima de 3 (três) e máxima de 5 (cinco) páginas. Devem ter no máximo 2 (dois) autores. As resenhas devem ser de publicações com, no máximo, três anos.
11. As ilustrações (tabelas, figuras, gráficos e quadros) devem ser inseridas no texto o mais próximo possível do trecho a que se refere. Ilustrações devem conter a numeração e título (centralizado) acima dela e a fonte abaixo deslocada à esquerda, como os exemplos apresentados em TEMPLATES.
12. Para citações usar o documento ABNT/NBR 10520:2002. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, espaço entre linhas simples e sem aspas, em fonte Arial, tamanho 10. As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem ser contidas entre “aspas” duplas e incorporadas ao texto. Nas citações diretas, especificar no texto o ano de publicação e a(s) página(s) da fonte consultada. Estes dados devem ser colocados entre parênteses e separados por vírgula. Nas citações indiretas, é obrigatório o ano de publicação da obra que deve estar entre parênteses.
13. Para referências usar o documento ABNT/NBR 6023:2018. As referências ao final do trabalho devem ser elaboradas com base na ABNT NBR 6023/2018. A fonte das referências deve ser Arial, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas, com alinhamento à margem esquerda, sem recuo, com um espaçamento simples entre parágrafos e ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do autor.

Seguem alguns exemplos de formatação:

 

Livros

SOBRENOME, Nome abreviado; SOBRENOME, nome abreviado. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade da edição: Editora, Ano de publicação. Disponível em: URL completa (se houver). Acesso em: dia mês abreviado. ano (se houver).

Exemplos:
FREIRE, P. A Educação na Cidade. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

GATTI, B. et al. Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367919. Acesso em: 20 fev. 2022.

Capítulos de livros
SOBRENOME, Nome abreviado. Título do Artigo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Nome abreviado (Org.). Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação. p. XX–XX (página: inicial e final separadas por hífen). Disponível em: URL completa (se houver). Acesso em: dia mês abreviado. ano (se houver).
Exemplo:
PRATI, L. E. Plágio acadêmico. In: KOLLER, S. H; COUTO, M. C. P. de P; HOHENDORFF, J. V. (org.). Manual de produção científica. Rio Grande do Sul: Penso, 2014. cap. 7, p. 109-124.

Artigos em periódicos

SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Título do periódico (abreviado ou não), Cidade de publicação, v. seguido do número do volume, n. seguido do número do fascículo, p. seguido dos números da página inicial e final (separados entre si por hífen), mês abreviado (se houver). Ano de publicação. Disponível em: URL completa. Acesso em: dia mês abreviado. ano.
Exemplo:
FARIAS, G. dos S. et al. O laboratório de ensino de matemática e a educação tutorial: Reflexões sobre a formação de professores. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial-Três Lagoas/MS, v. 3, n. 3, p. 93-116. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/13012. Acesso em: 10 fev. 2022.

Trabalhos publicados em eventos
SOBRENOME, Nome abreviado. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, x. (número do evento em algarismo arábico), ano, Cidade onde se realizou o evento. Título da publicação do evento/Anais. Cidade de publicação: editora, ano de publicação. p. XX–XX. Disponível em: URL completa (se houver). Acesso em: dia mês abreviado. ano (se houver).
Exemplo:
REPA, L. Liberdade comunicativa e forma direito. In: COLÓQUIO HABERMAS, 11., 2015, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...] Rio de Janeiro: Salute, 2016. p. 10 - 19. Disponível em: https://coloquiohabermas.files.wordpress.com/2016/03/anais-xi-coloquio-habermas-e-ii-coloquio-de-filosofia-da-informacao1.pdf. Acesso em: 1 fev. 2022.

Monografias, Dissertações, Teses
SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo se houver. Ano da entrega. Número de folhas. Dissertação (Mestrado em ...) (ou) Tese (Doutorado em ...) - Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa. Disponível em: URL completa. Acesso em: dia mês abreviado. ano.
Exemplo:
ALMEIDA, V. C. Percursos formativos, profissionais e as práticas dos docentes coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Educação, Viçosa, 2015. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20176. Acesso em: 15 fev. 2022.

Artigos em jornais
SOBRENOME, Nome abreviado.  Título do artigo. Nome do jornal. Local da publicação, numeração do ano e/ ou volume (v.) (se houver), numeração e/ou edição (n. e/ou ed.) (se houver), páginas (p.) inicial e final (se houver) do artigo, separadas por hífen, data da publicação. Seção ou caderno (se houver). Disponível em: URL completa (se houver). Acesso em: dia mês abreviado. ano (se houver).
Exemplo:
MORETTI, I. Militarização das escolas: entenda o que é e como funciona. Via Carreira. 1 mar. 2019. Disponível em: https://viacarreira.com/militarizacao-das-escolas/#:~:text=Quando%20se%20trata%20de%20escolas,a%20gest%C3%A3o%20das%20unidades%20escolares. Acesso em: 15 jan. 2022.

Páginas de Internet
SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Nome do site, dados complementares (Responsável pela produção, coordenação, desenvolvimento, apresentação etc., quando houver). Disponível em: URL completa. Acesso em: dia mês abreviado. ano.
Exemplos:
SILVA, C. Na Suvinil, paleta de cores sem viés racista. O Estado de São Paulo, São Paulo, 29, jun. de 2020. Economia. Disponível em: Acesso em: 15 fev. 2022. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,paleta-de-cores-com-vies-menos-racista,70003347672. Acesso em: 10 jan. 2022.

E. METADADOS  

- Os autores devem preencher os metadados no sistema da revista zelando pela completude dos dados de todos os autores.
- Ao preencher os metadados, os autores devem colocar o título do trabalho com a primeira letra em maiúscula e o restante em minúscula.
- O resumo deve ter a mesma estrutura que no trabalho.