O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Não serão aceitos trabalhos com mais de quatro autores.
  • A linha editorial contempla a publicação de Artigo, Resenha, Nota e Relato.
  • Os trabalhos enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial, que poderá aceitar, recusar ou reapresentar o original ao(s) autor(es) com sugestões de alterações editoriais. Os artigos serão enviados aos pareceristas do Conselho Científico, cujos nomes permanecerão em sigilo, omitindo-se também o nome do(s) autor(es).

Diretrizes para Autores

1) A Revista ENSIN@ da UFMS  recebe manuscritos em português, espanhol ou inglês. O idioma oficial da revista é o português, no entanto os artigos serão publicados no idioma em que foram escritos.

2) Tendo por finalidade assegurar o anonimato no processo de revisão pelos pares, o texto não deve conter nenhum elemento que permita a identificação de sua autoria, haja vista que a identificação é feita nos metadados do sistema no momento da submissão.

3) Os artigos e relatos devem ser apresentados com extensão mínima de 10 e máxima de 25 laudas, já as notas e as resenhas de livros com mínimo de 05 e máximo de 10. Deverão ser editados em MS Office 2000 (Word) ou versões posteriores, em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5. A configuração da página deve ser A4 (210 x 297 mm) com margens de 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda), sem paginação. Recuo de parágrafo no texto de 1, 25 cm.

4) Título, resumo e palavras-chave em dois idiomas, sendo o primeiro no idioma do artigo, o segundo em inglês ou espanhol; O título do trabalho deve aparecer centralizado com fonte Arial, tamanho 14, em negrito, letras maiúsculas e espaçamento 1,5. Se houver subtítulo, usar letras maiúsculas. Uma linha depois do título, justificado à direita, deve ser colocado o nome do(s) autor(es) com nota de fim de página contendo as informações referentes à(s) instituição(ões) que pertence(m), bem como o(s) correio(s) eletrônico(s).

5) Após o nome do(s) autor(es), o texto deve ser acompanhado dos resumos (em dois idiomas), fonte Arial, tamanho 11, com no mínimo de 10 e no máximo de 15 linhas, em espaço 1,5 e abaixo dos resumos uma relação de 05 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do texto, separadas por ponto e vírgula. As palavras “Resumo” e “Palavras-Chave” devem estar em maiúsculo, sem recuo de parágrafo (sem tabulação), justificado à esquerda, seguidos de dois pontos. Não usar tradutor automático. Recomenda-se passar por revisão de profissional especializado.

6) A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos em maiúsculo (fonte Arial, tamanho 12, sem negrito e sem tabulação). É necessário conter introdução e conclusão ou considerações finais.

7) As notas de rodapé não deverão ser usadas para referências bibliográficas. Esse recurso pode ser utilizado quando extremamente necessário e cada nota deve ter em torno de 03 linhas.

8)  As citações textuais longas (mais de 03 linhas) devem constituir um parágrafo independente. As menções a ideias e/ou informações no decorrer do texto devem subordinar-se ao esquema (Sobrenome do autor, data - no caso de paráfrase) ou (Sobrenome do autor, data, página - no caso de citação textual). Ex.: (MARTINS, 1981) ou (MARTINS, 1981, p.25). Caso o nome do autor esteja citado no texto, indica-se apenas a data e o número da página entre parênteses. Ex.: A respeito da urbanização brasileira Milton Santos escreve que "Durante séculos o Brasil como um todo é um país agrário"(1994, p.17)". Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser identificados por uma letra minúscula após a data. Ex.: (SANTOS, 1994a), (SANTOS, 1994b).

9) As referências bibliográficas devem ser apresentadas no final do trabalho, em ordem alfabética de sobrenome do(s) autor(es), seguindo as normas da ABNT.

10) Os gráficos e ilustrações (figuras, tabelas, desenhos, fotografias...) devem ser inseridos no texto, porém devem ser enviados os arquivos separadamente em formato digital, podendo ser raster (JPG, BMP, GIF, JPG) ou então vector (CDR, WMF).

Biologia

Artigos que envolvam o Ensino de ciências biológicas.

Geografia

Artigos que envolvam o Ensino de Geografia.

História

Artigos que envolvam o Ensino de História.

Letras

Artigos que envolvam o ensino de Letras.

Matemática

Artigos que envolvam o Ensino de Matemática.

Pedagogia

Artigos que envolvam o Ensino de Pedagogia.

Apresentação

Esta seção é destinada a autores convidados.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A submissão de texto implica a transferência de direitos exclusivos de publicação. Ao publicar o texto, a Revista ENSIN@ da UFMS  se reserva o direito de manter sempre disponível o trabalho e de informar ao autor sempre que ocorrerem situações que impliquem em mudança de endereço dos trabalhos, procurando, sempre que possível garantir o redirecionamento da obra para o  novo endereço.

É vedada a reprodução total ou parcial do conteúdo da Revista Eletrônica da em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização do Conselho Editorial.