O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • A linha editorial contempla a publicação de Artigo, Nota, Relato de Experiência e Resenha. O autor deve indicar a seção a qual se destina o texto.
  • Artigos, Notas e Relatos de Experiências devem ter no máximo 4 (quatro) autores. Resenhas devem ter no máximo 2 (dois) autores.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto possui resumos em língua original e estrangeira (Espanhol ou Inglês) e está dentro do limite de páginas previsto.
  • As imagens, figuras e textos utilizados respeitam as normas de direitos autorais vigentes.
  • O conteúdo dos artigos assinados é de exclusiva responsabilidade dos autores.
  • Os trabalhos enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial, que poderá aceitar, recusar ou reapresentar o original aos autores com sugestões de alterações editoriais. Os artigos serão enviados aos pareceristas do Conselho Científico ou avaliadores externos convocados pelos editores da revista, cujos nomes permanecerão em sigilo, omitindo-se também o nome dos autores.

Diretrizes para Autores

A. INFORMAÇÕES GERAIS

1. Não será solicitado aos autores qualquer pagamento pela avaliação, edição ou publicação de seus artigos.
2. A versão online da revista tem acesso aberto e gratuito.
3. A Revista ENSIN@ UFMS não assume a responsabilidade de tradução e nem de revisão dos trabalhos. É de responsabilidade dos autores as correções sintática, ortográfica e  bibliográfica, assim como a revisão da digitação, pois, caso aprovado, o artigo será publicado na forma como foi enviado.
4. Os autores têm direito de submeter à Revista ENSIN@ UFMS dois artigos por ano (seja como primeiro autor ou como coautor).

B. A REVISTA, PERIODICIDADE E PUBLICAÇÕES

A Revista ENSIN@ UFMS é uma publicação vinculada ao Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisa Multidisciplinar (LEA UFMS) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GFORP). Ambos os grupos são formados por professores que atuam na Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL). A revista está vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) do CPTL/ UFMS, bem como ao Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da UFMS.

1. Periodicidade anual.
2. A Revista ENSIN@ UFMS recebe manuscritos em português, espanhol ou inglês. O idioma oficial da revista é o português, no entanto os artigos serão publicados no idioma em que foram escritos.
3. A linha editorial contempla a publicação de Artigo, Nota, Relato de Experiência e Resenha, bem como a publicação de Dossiês e Edições Temáticas.

C. SOBRE O ENCAMINHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS TEXTOS

1. Os textos devem ser submetidos exclusivamente na plataforma da revista  (https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/about/submissions).
Para fazer a submissão de um texto todos os autores devem ter cadastro no sistema da revista.
2. Tendo por finalidade assegurar o anonimato no processo de revisão pelos pares, o texto não deve conter nenhum elemento que permita a identificação de sua autoria, haja vista que a identificação é feita nos metadados do sistema no momento da submissão.
3. A escolha dos avaliadores é feita pelo editor e pelo editor adjunto, considerando o tema e a abordagem do trabalho submetido à apreciação, a competência técnica específica dos membros consultores e a ausência de conflito de interesses.
4. Em casos específicos, a critério dos editores, podem ser convidados a emitir pareceres profissionais ad hoc externos ao Conselho Científico.
5. Para ser publicado o texto precisa ter o parecer favorável de 2 (dois) avaliadores. 
6. No caso de 1 (um) parecer desfavorável, o texto será encaminhado a um terceiro avaliador.
7. Caso o parecer seja favorável à publicação com correções/restrições, elas serão justificadas e encaminhadas aos autores no parecer. Para a publicação do texto os autores devem cumprir com as solicitações dos avaliadores, caso contrário serão recusados pelo Conselho Editorial.
8. No caso de dois pareceres desfavoráveis o texto será recusado.

D. FORMATAÇÃO DOS TEXTOS

1. O texto deve ser escrito utilizando formato de página A-4, fonte Arial 12, justificado e espaçamento 1,5. Recuo de parágrafo no texto de 1,25 cm. As Margens devem ter 2,5 cm à direita, esquerda, superior e inferior. Deixar uma linha em branco antes de um subtítulo (tamanho 12, espaçamento 1,5).
2. Os subtítulos devem ser breves, claros e não numerados. Devem estar escritos em negrito, utilizando fonte Arial 12 e espaçamento 1,5. Pode inserir os subtítulos necessários para o desenvolvimento do trabalho, devendo conter Introdução, Considerações Finais e Referências.
3. As notas de rodapé não deverão ser usadas para referências bibliográficas. Esse recurso pode ser utilizado como elemento explicativo quando extremamente necessário, devendo ser colocadas no rodapé da página de ocorrência, numeradas sequencialmente, com algarismos arábicos, fonte Arial, tamanho 10, justificadas, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas, no decorrer do texto.
4. Artigos, e Relatos de Experiência devem ter uma extensão mínima de 10 (dez) e máxima de 25 (vinte e cinco) páginas. Devem ter no máximo 4 (quatro) autores. 
5. Notas devem ter uma extensão mínima de 6 (seis) e máxima de 10 (dez) páginas. Devem ter no máximo 4 (quatro) autores.
6. Resenhas devem ter uma extensão mínima de 3 (três) e máxima de 5 (cinco) páginas. Devem ter no máximo 2 autores. As resenhas devem ser de publicações com, no máximo, três anos.
7. As ilustrações (tabelas, figuras, gráficos e quadros) devem ser inseridas no texto o mais próximo possível do trecho a que se refere. Ilustrações devem conter a numeração e título (centralizado) acima dela e a fonte abaixo deslocada à esquerda, como os exemplos apresentados na figura 1 e na tabela 1 do TEMPLATE.
8. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, espaço entre linhas simples e sem aspas, em fonte Arial, tamanho 10. As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem ser contidas entre “aspas” duplas e incorporadas ao texto. Nas citações diretas, especificar no texto o ano de publicação e a(s) página(s) da fonte consultada. Estes dados devem ser colocados entre parênteses e separados por vírgula. Nas citações indiretas, é obrigatório o ano de publicação da obra que deve estar entre parênteses.
9. As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética de sobrenome dos autores, alinhamento justificado, fonte Arial tamanho 12, espaçamento simples e uma linha em branco entre uma referência e outra, indicando-se as obras de autores citados no corpo do texto. Utilizar o recurso negrito para destacar o Título de cada publicação referenciada. Citações e referências devem seguir os moldes de formatações normatizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) mais recente.  Seguem alguns exemplos de formatação:
Livros: SOBRENOME, Nome abreviado; SOBRENOME, Nome abreviado. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade da edição: Editora, ano.
Capítulos de livros: SOBRENOME, Nome abreviado. Título do Artigo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Nome abreviado (Org.). Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. p. XX–XX (página: inicial e final separadas por hífen).
Artigos em periódicos: SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Título do periódico (abreviado ou não), Cidade de publicação, v. seguido do número do volume, n. seguido do número do fascículo, p. seguido dos números da página inicial e final (separados entre si por hífen), mês abreviado (se houver). Ano.
Trabalhos publicados em eventos: SOBRENOME, Nome abreviado. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, x. (número do evento em algarismo arábico), ano, Cidade onde se realizou o evento. Título da publicação do evento/Anais. Cidade de publicação: editora, ano de publicação. p. XX–XX.
Monografias, Dissertações, teses: SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo se houver. Número de folhas. Dissertação (Mestrado em ...) (ou) Tese (Doutorado em ...) – Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa. Disponível em: URL completa.
Artigos em jornais: SOBRENOME, Nome abreviado.  Título do artigo. Nome do jornal, Local, data, Caderno/Seção, número, página(s).
Páginas de Internet: SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Dados complementares (Responsável pela produção, coordenação, desenvolvimento, apresentação, etc., quando houver). Disponível em: ... . Acesso em: dia mês abreviado. Ano.

E. TEMPLATES

- Artigo/Relato

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Baixe aqui a versão PDF

- Nota

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- Resenha

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F. NOTAS COMPLEMENTARES

A Revista ENSIN@ UFMS utiliza um arquivo específico para incluir dados complementares sobre autoria e informações importantes sobre o manuscrito. A submissão desse arquivo como documento suplementar no momento da submissão do manuscrito principal é obrigatória. 
Template Notas Complementares

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G. METADADOS  

- Os autores devem preencher os metadados no sistema da revista zelando pela completude dos dados de todos os autores.
- Ao preencher os metadados, os autores devem colocar o título do trabalho com a primeira letra em maiúscula e o restante em minúscula.
- O resumo deve ter a mesma estrutura que no trabalho.

 

Apresentação

Esta seção é destinada a autores convidados.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A submissão de texto implica a transferência de direitos exclusivos de publicação. Ao publicar o texto, a Revista ENSIN@ da UFMS  se reserva o direito de manter sempre disponível o trabalho e de informar ao autor sempre que ocorrerem situações que impliquem em mudança de endereço dos trabalhos, procurando, sempre que possível garantir o redirecionamento da obra para o  novo endereço.

É vedada a reprodução total ou parcial do conteúdo da Revista Eletrônica em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização do Conselho Editorial.