Chamada para Dossiê: Ensino, Gênero e Sexualidade

2021-09-17

Organizadoras:

Prof. Dra. Cintia Lima Crescêncio (UFMS)

Prof. Dra. Lorena Zomer (UEPG)

Período de submissão: 01/03/2022 a 31/08/2022

Previsão de Publicação: 30/12/2022.

Esse dossiê tem como objetivo reunir trabalhos que discutam questões de gênero e sexualidade a partir dos mais recentes debates epistemológicos que permitem a reflexão sobre a relação entre feminilidades, masculinidades e ensino. Privilegiando estudos que se dedicam a pensar a importância das discussões sobre gênero e sexualidade no espaço escolar, nos currículos, nos materiais didáticos, nas legislações e nas políticas públicas para a educação, por entender que esta iniciativa é passo fundamental no combate a violências de gênero e contra populações lgbtqia+ na escola e fora dela, temos como propósito criar um espaço que agrupe pesquisas, relatos de experiência e revisões bibliográficas sobre ensino, gênero e sexualidade com perspectiva interdisciplinar. Advogamos que estes debates não são restritos a determinadas áreas e que, dadas as formas de construção dos campos de estudos de gênero, feministas e queer, é fundamental que a própria matéria prima destas reflexões tenha abordagem interdisciplinar. São bem vindos escritos que se dediquem a pensar gênero e sexualidade, em especial de forma interseccional, a partir dos desafios que categorias como raça, etnia e nação lançam aos campos de estudos aqui destacados. Desde os anos de 1980/1990, considerações teóricas, metodológicas e políticas de campos como os estudos de gênero, feministas e queer, têm gerado perspectivas originais, subversivas e desobedientes que permitem lançarmos mão de um ensino informado pelas categorias de identidade e diferença, fundamentais para criação de escolas, espaços de aprendizagem e pessoas alinhadas à defesa dos direitos de grupos violentados historicamente por expectativas de gênero e pela heteronorma.

Nesse sentido, o dossiê “Ensino, Gênero e Sexualidade” espera receber trabalhos inéditos, engajados e comprometidos com um ensino justo, democrático e defensor dos direitos humanos, enfatizando questões como identidade docente, formação de professores(as), família, infâncias, juventudes, diversidades e etc.