Chamada para Dossiê - Formação de Professores que Ensinam Matemática: Contribuições da História da Educação Matemática
Período de Submissão: 01/03/2025 a 30/07/2025
Previsão de Publicação: 31/12/2025
O dossiê "Formação de Professores que Ensinam Matemática: Contribuições da História da Educação Matemática" (Sugestão de título) aborda a importância de compreender a história da Educação Matemática como um campo fundamental para a formação docente. O trabalho reúne reflexões sobre as práticas pedagógicas, transdisciplinaridade, ética e cultura da paz, os processos de ensino sob a perspectiva da etnomatemática e as transformações históricas que inspiram o ensino da Matemática nas suas mais variadas modalidades.
Por meio de análises críticas que emergem das pesquisas e relatos de experiências, o dossiê explora as constantes transformações, diferentes tendências e múltiplas abordagens da História da Educação Matemática que de certa forma reverberam no ensino e impactam a formação de professores, destacando, ainda, os desafios enfrentados pelos educadores ao longo do tempo.
A proposta é contribuir para o fortalecimento do debate acadêmico/científico e propiciar reflexões para a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, ampliando a compreensão das conexões entre o passado e as práticas pedagógicas contemporâneas.
Organizadores:
Profa. Dra. Patrícia Sandalo Pereira (UFMS/INMA)
Prof. Dr. Edvanilson Santos de Oliveira (UFMS/INMA)
Prof. Me. Gerson dos Santos Farias (UESB/DCET)

_(1)_(1).png)
_(1)1.png)
_(2).png)
.png)
_(1).png)
.jpg)