Prorrogação de prazo para o Dossiê Formação de Professores que Ensinam Matemática: Contribuições da História da Educação Matemática

2025-08-02

O Conselho Editorial da Revista ENSIN@ UFMS informa que o prazo de submissão de textos para o Dossiê - Formação de Professores que Ensinam Matemática: Contribuições da História da Educação Matemática, organizado por Profa. Dra. Patrícia Sandalo Pereira (UFMS/INMA), Prof. Dr. Edvanilson Santos de Oliveira (UFMS/INMA), Prof. Me. Gerson dos Santos Farias (UESB/DCET) foi prorrogado até o dia 17 de agosto de 2025.

Este dossiê aborda a importância de compreender a história da Educação Matemática como um campo fundamental para a formação docente. O trabalho reúne reflexões sobre as práticas pedagógicas, transdisciplinaridade, ética e cultura da paz, os processos de ensino sob a perspectiva da etnomatemática e as transformações históricas que inspiram o ensino da Matemática nas suas mais variadas modalidades.
Por meio de análises críticas que emergem das pesquisas e relatos de experiências, o dossiê explora as constantes transformações, diferentes tendências e múltiplas abordagens da História da Educação Matemática que de certa forma reverberam no ensino e impactam a formação de professores, destacando, ainda, os desafios enfrentados pelos educadores ao longo do tempo. A proposta é contribuir para o fortalecimento do debate acadêmico/científico e propiciar reflexões para a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, ampliando a compreensão das conexões entre o passado e as práticas pedagógicas contemporâneas.