Ensino de Função Afim através da Resolução de Problemas: Uma Intervenção no Ensino Médio

Palavras-chave: Metodologia de Ensino-Aprendizagem e Avaliação, Resolução de Problemas, Ensino de Função Afim

Resumo

O presente artigo é recorte de uma pesquisa, concluída em 2018 e vinculada ao Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT), ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Pato Branco, tendo objeto da abordagem uma proposta de ensino de Função Afim com base na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avalição através da Resolução de Problemas. Para tanto, fez-se uma adaptação da proposta de Onuchic e Allevato (2011), compactando as dez etapas das autoras em quatro momentos. Para o desenvolvimento da proposta, elaborou-se um “Problema Gerador” baseado em situações relacionadas ao curso Técnico em Serviços Jurídicos do IFPR - Campus Palmas, no qual a intervenção pedagógica foi realizada, especificamente em uma turma de 1 ano. A pesquisa teve cunho qualitativo e buscou verificar a percepção dos alunos frente ao encaminhamento diferenciado das aulas em relação ao conteúdo trabalhado. Os dados coletados foram analisados conforme a triangulação de métodos (GOMES, 2010). Os resultados revelaram que os alunos aderiram ao trabalho de forma positiva; quanto à aprendizagem, foi tida como satisfatória, considerando uma única exposição da metodologia. Além disso, constatou-se uma mudança de postura da professora pesquisadora e da grande maioria dos alunos diante da proposta aplicada, com quesitos fundamentais para instigar a autonomia e a motivação do educando. Ademais, a proposta desenvolvida é apresentada como um protótipo que pode ser aproveitada e utilizada por outros docentes que demonstrarem interesse em conhecer e aplicar a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas.

Biografia do Autor

Adalgisa Loureiro de Mello de Mello, Instituto Federal do Paraná

Mestre em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco. Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas, Palmas, PR, Brasil.

Janecler Aparecida Amorin Colombo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Associado Nível 3. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, PR, Brasil.

Referências

CORÁ, J. R. Análise da inserção da resolução de problemas identificada em livros didáticos de matemática do ensino fundamental. 144f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.

GOMES, R. et al. Organização, processamento, análise e interpretação de dados o desafio da triangulação. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (org.). Avaliação por Triangulação de Métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.

GRUPO DE TRABALHO E ESTUDOS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - GTERP. Disponível em: <http://igce.rc.unesp.br/#!/departamentos/educacao-matematica/gterp/item-2/>. Acesso em: 09 ago. 2021.

HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas no caminho. 15. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

MELLO, A. L. de. Resolução de Problemas e Avaliação Conceitual: Uma Experiência no Ensino de Função Afim. 123f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. Disponível em: <http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3343>.

ONUCHIC, L. R. et. al. Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de problemas: caminhos avanços e novas perspectivas, p. 73-98. In: Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), v. 25, n. 41, dez., 2011. Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro. Ed. Comemorativa 25 anos.

PAVANELLO, R. M.; NOGUEIRA, C. M. I. Avaliação em Matemática: algumas considerações. Estudos em Avaliação Educacional, Revista Quadrimestral, Fundação Carlos Chagas, v. 17, n. 33, p. 29-41, jan./abr., 2006.

Publicado
2021-12-15
Como Citar
DE MELLO, A. L. DE M.; APARECIDA AMORIN COLOMBO, J. Ensino de Função Afim através da Resolução de Problemas: Uma Intervenção no Ensino Médio. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 67-89, 15 dez. 2021.