Ensino de Função Afim através da Resolução de Problemas: Uma Intervenção no Ensino Médio
Resumo
O presente artigo é recorte de uma pesquisa, concluída em 2018 e vinculada ao Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT), ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Pato Branco, tendo objeto da abordagem uma proposta de ensino de Função Afim com base na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avalição através da Resolução de Problemas. Para tanto, fez-se uma adaptação da proposta de Onuchic e Allevato (2011), compactando as dez etapas das autoras em quatro momentos. Para o desenvolvimento da proposta, elaborou-se um “Problema Gerador” baseado em situações relacionadas ao curso Técnico em Serviços Jurídicos do IFPR - Campus Palmas, no qual a intervenção pedagógica foi realizada, especificamente em uma turma de 1 ano. A pesquisa teve cunho qualitativo e buscou verificar a percepção dos alunos frente ao encaminhamento diferenciado das aulas em relação ao conteúdo trabalhado. Os dados coletados foram analisados conforme a triangulação de métodos (GOMES, 2010). Os resultados revelaram que os alunos aderiram ao trabalho de forma positiva; quanto à aprendizagem, foi tida como satisfatória, considerando uma única exposição da metodologia. Além disso, constatou-se uma mudança de postura da professora pesquisadora e da grande maioria dos alunos diante da proposta aplicada, com quesitos fundamentais para instigar a autonomia e a motivação do educando. Ademais, a proposta desenvolvida é apresentada como um protótipo que pode ser aproveitada e utilizada por outros docentes que demonstrarem interesse em conhecer e aplicar a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas.
Referências
CORÁ, J. R. Análise da inserção da resolução de problemas identificada em livros didáticos de matemática do ensino fundamental. 144f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
GOMES, R. et al. Organização, processamento, análise e interpretação de dados o desafio da triangulação. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (org.). Avaliação por Triangulação de Métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.
GRUPO DE TRABALHO E ESTUDOS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - GTERP. Disponível em: <http://igce.rc.unesp.br/#!/departamentos/educacao-matematica/gterp/item-2/>. Acesso em: 09 ago. 2021.
HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas no caminho. 15. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.
MELLO, A. L. de. Resolução de Problemas e Avaliação Conceitual: Uma Experiência no Ensino de Função Afim. 123f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. Disponível em: <http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3343>.
ONUCHIC, L. R. et. al. Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de problemas: caminhos avanços e novas perspectivas, p. 73-98. In: Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), v. 25, n. 41, dez., 2011. Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro. Ed. Comemorativa 25 anos.
PAVANELLO, R. M.; NOGUEIRA, C. M. I. Avaliação em Matemática: algumas considerações. Estudos em Avaliação Educacional, Revista Quadrimestral, Fundação Carlos Chagas, v. 17, n. 33, p. 29-41, jan./abr., 2006.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.