Educação Financeira a Serviço da Cidadania
Resumo
Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes do ensino médio, que teve como objetivo identificar o conhecimento dos mesmos a respeito da Educação Financeira. O trabalho é fruto da participação de um dos autores no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), e teve como base teórica autores como Kistemann (2011), Skovsmose (2000), Barbosa (2004) e Bassanezi (2012), além de textos institucionais, tais como o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD, 2005), os Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCN (BRASIL, 1997; 1999) e a Proposta Curricular estadual (SÃO PAULO, 2008). A pesquisa de cunho qualitativo, do tipo descritiva, de acordo com Gil (2002), teve como instrumento de coleta de dados um questionário, cujas perguntas foram elaboradas com base na contextualização e na modelagem. O instrumento foi aplicado a um grupo de sessenta e dois estudantes do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola pública localizada no interior do Estado de São Paulo e os dados foram observados a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 1997). Como resultados, podemos apontar a compreensão dos participantes a respeito de conteúdos básicos como juros e operações, mas um desconhecimento temerário em relação aos tipos de financiamento e ao comportamento da função exponencial, nos levando à conclusão da necessidade de maior presença da contextualização, da modelagem e da educação financeira no processo de ensino.
Referências
ATTIE, J. P. Relações de Poder no processo de ensino e aprendizagem. 162 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.
BARBOSA, J.C. A contextualização e a Modelagem na educação matemática do ensino médio. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 8, 2004, Recife. Anais... Recife: SBEM, 2004.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BASSANEZI, R. C. Temas & Modelos. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.
BRASIL. Lei 9394/1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, MEC, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, MEC/SEF,1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental: Introdução aos PCN. Brasília - MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, MEC/SEMTEC, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasílias, MEC, 2017.
D’AMBROSIO, U. Educação para uma sociedade em transição. Campinas: Papirus, 2001.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
KISTEMANN Jr., M. A. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. 540 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2011.
MACHADO, N. J. Matemática e Língua Materna: análise de uma impregnação mútua. São Paulo: Cortez, 1990.
MAUÉS, O. C. A política da OCDE para a educação e a formação docente: a nova regulação? In: Porto Alegre, v. 34, n. 1, p. 75-85, jan./abr. 2011.
NEGRI, A. L. L. Educação Financeira para o ensino médio da rede pública: uma proposta inovadora. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro Universitário Salesiano de São Paulo. São Paulo, 2010. Disponível em: https://unisal.br/wp-content/uploads/2013/04/Dissertação_Ana-Lucia-Lemes-Negri.pdf Acesso: 18 ago. 2012.
OECD. Organisation for Economic Co-Operation and Development. Improving Financial Literacy: Analysis of issues and policies. Paris, 2005.
OLIVEIRA, A. A. Educação Financeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental: como tem ocorrido na sala de aula? Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
ONU. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. PNUD. Human development report 2019. Nova York: ONU, 2019.
ONU. A ONU e o meio ambiente. Nova York: ONU, 2020. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91223-onu-e-o-meio-ambiente Acesso 12 set. 2020.
OZAWA, N. S. Modelagem Matemática. Como vou comprar meu primeiro carro. 53 f. Dissertação (Mestrado em Matemática). PROFMAT. Universidade Federal do ABC. Santo André, 2013.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino de matemática para o ensino fundamental Ciclo II e Ensino Médio. São Paulo: SE/SP, 2008.
SBM. PROFMAT: uma reflexão e alguns resultados. Rio de Janeiro: SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), 2017.
SKOVSMOSE, Ole. Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
TEIXEIRA, J. Um estudo diagnóstico sobre a percepção da relação entre educação financeira e matemática financeira. 160 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica-SP, 2015. Disponível em: http://www.sapientia.pucsp.br/arquivo Acesso: 12 abr. 2021.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.