Educação Financeira a Serviço da Cidadania

Palavras-chave: Educação Financeira, Modelagem Matemática, Ensino de Matemática

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes do ensino médio, que teve como objetivo identificar o conhecimento dos mesmos a respeito da Educação Financeira. O trabalho é fruto da participação de um dos autores no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), e teve como base teórica autores como Kistemann (2011), Skovsmose (2000), Barbosa (2004) e Bassanezi (2012), além de textos institucionais, tais como o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD, 2005), os Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCN (BRASIL, 1997; 1999) e a Proposta Curricular estadual (SÃO PAULO, 2008). A pesquisa de cunho qualitativo, do tipo descritiva, de acordo com Gil (2002), teve como instrumento de coleta de dados um questionário, cujas perguntas foram elaboradas com base na contextualização e na modelagem. O instrumento foi aplicado a um grupo de sessenta e dois estudantes do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola pública localizada no interior do Estado de São Paulo e os dados foram observados a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 1997). Como resultados, podemos apontar a compreensão dos participantes a respeito de conteúdos básicos como juros e operações, mas um desconhecimento temerário em relação aos tipos de financiamento e ao comportamento da função exponencial, nos levando à conclusão da necessidade de maior presença da contextualização, da modelagem e da educação financeira no processo de ensino.

Biografia do Autor

João Paulo Attie, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2013). Professor Associado do Departamento de Matemática e Membro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, SE, Brasil.

Nilson Setsuo Ozawa, Rede Estadual de São Paulo

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do ABC (2013). Professor da Rede Pública Estadual de São Paulo. Mogi das Cruzes, SP, Brasil.

Nadir Santos Freitas, Rede Estadual de Alagoas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Professora da Rede Pública Estadual de Alagoas. São Cristóvão, SE, Brasil.

Referências

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
ATTIE, J. P.; OZAWA, N. S.; FREITAS, N. S. Educação Financeira a Serviço da Cidadania. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 90-103, 15 dez. 2021.