Soma 15: O Jogo da Escopa utilizado como Ferramenta para o Ensino da Matemática

Palavras-chave: Ensino de Matemática, Cálculo Mental, Raciocínio Lógico, Contagem, Escopa

Resumo

Este artigo discorre sobre um relato de experiência a respeito da utilização de um jogo de cartas, a escopa, enquanto instrumento de ensino de matemática, em sala de aula. Buscamos uma abordagem atrativa e de fácil absorção, despertando curiosidades e construindo pensamentos estratégicos intuitivos, de modo individual ou em grupos, trabalhamos alguns conceitos matemáticos, entre eles: raciocínio lógico, contagem e operações aritméticas básicas. Além de registrarmos a criatividade dos alunos, atuamos na comunicação entre os jogadores (em duplas), na observação de possibilidades e tomada de decisões e nas estratégias para o desenvolvimento do jogo, de forma lúdica e divertida através da gamificação. Ademais, procuramos variar e ampliar a utilização do material didático, nas aulas expositivas, na resolução de exercícios, como mais uma ferramenta para a aprendizagem, e assim, tentamos motivar alunos e professores, tornando o estudo dessa parte da Matemática mais dinâmica, significativa e prazerosa.

Biografia do Autor

Luís Fernando Alcântara de Falqui, Pesquisador autônomo

Mestre em Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT), pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas. Pesquisador autônomo.

Fernando Pereira de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, MS, Brasil.

Referências

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
ALCÂNTARA DE FALQUI, L. F.; PEREIRA DE SOUZA, F. Soma 15: O Jogo da Escopa utilizado como Ferramenta para o Ensino da Matemática. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 313-331, 15 dez. 2021.