Soma 15: O Jogo da Escopa utilizado como Ferramenta para o Ensino da Matemática
Resumo
Este artigo discorre sobre um relato de experiência a respeito da utilização de um jogo de cartas, a escopa, enquanto instrumento de ensino de matemática, em sala de aula. Buscamos uma abordagem atrativa e de fácil absorção, despertando curiosidades e construindo pensamentos estratégicos intuitivos, de modo individual ou em grupos, trabalhamos alguns conceitos matemáticos, entre eles: raciocínio lógico, contagem e operações aritméticas básicas. Além de registrarmos a criatividade dos alunos, atuamos na comunicação entre os jogadores (em duplas), na observação de possibilidades e tomada de decisões e nas estratégias para o desenvolvimento do jogo, de forma lúdica e divertida através da gamificação. Ademais, procuramos variar e ampliar a utilização do material didático, nas aulas expositivas, na resolução de exercícios, como mais uma ferramenta para a aprendizagem, e assim, tentamos motivar alunos e professores, tornando o estudo dessa parte da Matemática mais dinâmica, significativa e prazerosa.
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