Formação Continuada de Professores: Parceria entre Profmat, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Palavras-chave: Educação Básica, Formação Continuada, Estatística

Resumo

Este artigo registra a releitura dos resultados de uma pesquisa de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), a fim de identificar as contribuições para a formação continuada dos professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental que ocorreu por meio da parceria entre a pós-graduação e a Educação Básica. A pesquisa investigou como professores atuantes nesses segmentos exploram tópicos de Estatística em suas práticas pedagógicas.  Adotou-se uma abordagem qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram 13 alfabetizadoras que atuaram, no ano de 2020, no I e II Período da Educação Infantil, e nas classes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos de pesquisa foram análise do eixo Estatística na BNCC; encontros com as professoras via Google Meet; seleção de situações no livro didático; elaboração e desenvolvimento de aulas. A releitura dos resultados discutidos na dissertação indica que a pesquisa, realizada no Curso de Mestrado, constituiu-se como formação pedagógica do mestrando e integrou-se à formação matemática, proporcionada pelo Profmat; a visão do mestrando sobre a atividade profissional do professor que atua na Educação Básica foi ampliada; o trabalho do mestrando como coordenador pedagógico da área de Matemática foi aperfeiçoado; a pesquisa configurou-se como atividade de formação continuada para as professoras e uniu a Universidade e a escola de Educação Básica. A ação das professoras formadoras do Profmat, ao orientar a pesquisa e refletir sobre os impactos na formação do mestrando e na formação continuada dos professores, provocou uma sensibilização e motivou a continuidade do trabalho em parceria com os professores da Educação Básica.

 

Biografia do Autor

Ana Maria Porto Nascimento, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Professora e Orientadora do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), BA, Brasil.

Arthur do Amaral Rocha, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Mestre em Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), BA, Brasil.

Fabiana Alves dos Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutora em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), BA, Brasil.

Priscila Santos Ramos, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Mestre em Matemática pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Doutoranda em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora adjunta da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), BA, Brasil.

Referências

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
NASCIMENTO, A. M. P.; ROCHA, A. DO A.; SANTOS, F. A. DOS; RAMOS, P. S. Formação Continuada de Professores: Parceria entre Profmat, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 229-249, 15 dez. 2021.