Formação Continuada de Professores: Parceria entre Profmat, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo registra a releitura dos resultados de uma pesquisa de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), a fim de identificar as contribuições para a formação continuada dos professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental que ocorreu por meio da parceria entre a pós-graduação e a Educação Básica. A pesquisa investigou como professores atuantes nesses segmentos exploram tópicos de Estatística em suas práticas pedagógicas. Adotou-se uma abordagem qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram 13 alfabetizadoras que atuaram, no ano de 2020, no I e II Período da Educação Infantil, e nas classes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos de pesquisa foram análise do eixo Estatística na BNCC; encontros com as professoras via Google Meet; seleção de situações no livro didático; elaboração e desenvolvimento de aulas. A releitura dos resultados discutidos na dissertação indica que a pesquisa, realizada no Curso de Mestrado, constituiu-se como formação pedagógica do mestrando e integrou-se à formação matemática, proporcionada pelo Profmat; a visão do mestrando sobre a atividade profissional do professor que atua na Educação Básica foi ampliada; o trabalho do mestrando como coordenador pedagógico da área de Matemática foi aperfeiçoado; a pesquisa configurou-se como atividade de formação continuada para as professoras e uniu a Universidade e a escola de Educação Básica. A ação das professoras formadoras do Profmat, ao orientar a pesquisa e refletir sobre os impactos na formação do mestrando e na formação continuada dos professores, provocou uma sensibilização e motivou a continuidade do trabalho em parceria com os professores da Educação Básica.
Referências
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