Processo de Construção e Calibração de uma Lousa Digital de Baixo Custo

Palavras-chave: Lousa Digital, Ensino de Matemática, Software

Resumo

No ano de 2018 discutíamos como as novas tecnologias poderiam auxiliar o professor de Matemática no processo de ensino-aprendizagem. Dentre os recursos disponíveis naquele momento nos deparamos com o processo de construção de uma lousa digital de baixo custo, projeto do norte-americano Johnny Lee (Lee, 2018), o qual descreve um procedimento e um programa de código aberto para a devida calibração da lousa. Com base neste projeto desenvolvemos e replicamos a lousa com os recursos disponíveis no mercado brasileiro com um custo final de R$ 120,00. Tal produto educacional foi explorado desde então em algumas escolas do estado de Alagoas com o objetivo de criar um ambiente colaborativo favorecendo a construção do conhecimento matemático em sala de aula. No início do ano de 2020 o mundo começou a conviver com a Pandemia do SARS-CoV-2 (COVID-19). Dentre as mudanças impostas por esta pandemia está a necessidade de utilização de recursos tecnológicos para a ministração das aulas. Diante desta situação, foi oportuno replicar o processo de construção e calibração de uma lousa digital de baixo custo para que outros professores pudessem, mesmo através do ensino remoto, possibilitar o ambiente colaborativo onde os alunos pudessem fazer uso de conhecimentos prévios de matemática para a calibração e confecção de uma lousa digital própria.

Biografia do Autor

Thiago Lessa dos Santos Melo, Instituto Federal de Alagoas

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Maceió, AL, Brasil.

Isnaldo Isaac Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Matemática, Associação UFAL-UFBA pelo Instituto de Matemática UFAL. Professor Adjunto. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

Arlyson Alves do Nascimento, Instituto Federal de Alagoas

Doutor em Matemática Aplicada. Professor EBTT - D IV. Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Maceió, AL, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

HARTLEY, R.; ZISSERMAN, A. Multiple view geometry in computer vision. Second edition. Nova Iorque, USA: Cambridge University Press, 2004.

HERVÁS, C. T; GONZÁLES, P; CARMEN, M. La utilización conjunta de la pizarra digital interactiva y el sistema de participación senteo: una experiencia universitaria. Pixel-Bit, Revista de Medios y Educación, Universidad de Sevilla, Sevilla, España., n. 36, p. 203–214, 2010.

LEE, J. C. Projetos Wii. 2018. [Online; Acesso em: 27-agosto-2021]. Disponível em: http://johnnylee.net/.

REIS, A. Q. M. A contextualização da matemática como princípio educativo no desenvolvimento do pensamento teórico: exploração de contextos no movimento do pensamento em ascensão do abstrato ao concreto. 2017. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, 2017.

Publicado
2021-12-15
Como Citar
MELO, T. L. DOS S.; BARBOSA, I. I.; NASCIMENTO, A. A. DO. Processo de Construção e Calibração de uma Lousa Digital de Baixo Custo. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 354-373, 15 dez. 2021.