Experiências com o uso de Metodologias Ativas no Ensino Remoto Emergencial, mediadas pelas Novas Tecnologias
Resumo
É sabido que as metodologias ativas oportunizam que os alunos sejam sujeitos ativos de seu processo de construção de conhecimentos, trabalhem em equipe, usem tecnologias digitais e se auto avaliem durante o processo e que incorporar as tecnologias digitais na educação não se trata de utilizá-las somente como meio ou suporte para promover aprendizagens ou despertar o interesse dos estudantes, mas sim de utilizá-las com os alunos para que construam conhecimentos com e sobre o uso delas. A reflexão acerca desses fatos deu origem ao tema proposto para este projeto de pesquisa, qual seja: o uso de metodologias ativas e das novas tecnologias no ensino remoto emergencial. A presente pesquisa trata-se, portanto, de uma investigação exploratória e descritiva, com abordagem basicamente qualitativa, permitindo uma investigação da prática pedagógica e das experiências de dois professores de Língua Portuguesa (um deles da rede pública e outro da rede particular de ensino) durante o ensino remoto emergencial, ocorrido nos dois últimos anos, acerca do uso de metodologias ativas no ensino remoto emergencial, mediadas pelas novas tecnologias. Posteriormente, à coleta de dados, procedeu-se a análise do conteúdo, no intuito de evidenciar os porquês das vantagens e/ou dificuldades quanto ao uso das metodologias ativas mediadas pelas novas tecnologias durante o ensino remoto emergencial.
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