A abordagem dos conteúdos de Biologia Molecular no Ensino Médio utilizando Metodologias Educativas

Palavras-chave: Biologia Molecular, Ensino Médio, Metodologias Educativas, Modelos Didáticos, Cultura Maker

Resumo

Compreender conceitos de Biologia Molecular é importante para permitir o entendimento de processos biológicos, científicos e tecnológicos, bem como para estabelecer correlações e inter-relações entre os diferentes processos celulares e a interação com o ambiente. Esse tema está cada vez mais presente na sociedade, tornando-se necessária a educação científica dos cidadãos para que sejam capazes de usar o que aprenderam ao tomar decisões de interesse individual e coletivo. Entretanto, os conteúdos relacionados à Biologia Molecular frequentemente apresentam desafios significativos em termos de compreensão, o que torna o ensino de Biologia por vezes desinteressante ou de difícil assimilação. Dessa forma, há obstáculos que dificultam a compreensão desses conteúdos, além da falta de conexão com o cotidiano, fazendo com que o estudante tenha dificuldade em assimilar os assuntos. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo compreender a atual realidade sobre o ensino dos conteúdos de Biologia Molecular no Ensino Médio brasileiro e descrever as estratégias didáticas que estão sendo utilizadas pelos docentes. Com isso, foi observado que os autores utilizaram mais de uma metodologia e/ou modalidade para ensinar o conteúdo proposto e também desenvolveram práticas pedagógicas inovadoras que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo o estímulo e o incentivo do aluno a aprender os conteúdos ensinados.

Biografia do Autor

Wagner Lopes, Fundação Oswaldo Cruz

Biólogo, com mestrado em Microbiologia Médica Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal do Pará. Tecnologista na área de biologia Molecular Fundação Oswaldo Cruz, Farmanguinhos, Rio de janeiro, RJ, Brasil.

Rebeka Moreira Monteiro do Nascimento, Instituto Federal do Pará

Licenciada em Ciências Biológicas, Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Pós-graduanda no Instituto Federal do Pará (IFPA), Itaituba, Pará, Brasil.

 

Herley Machado Nahum , Instituto Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Pará (UFPA). Servidora pública como professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Pará (IFPA), Itaituba, Pará, Brasil. 

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
LOPES, W.; MOREIRA MONTEIRO DO NASCIMENTO, R.; MACHADO NAHUM , H. A abordagem dos conteúdos de Biologia Molecular no Ensino Médio utilizando Metodologias Educativas. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 496-520, 31 dez. 2023.
Seção
Artigos