Prática de Ensino de Leitura Crítica de Anúncios Publicitários que Discursivizam as Mulheres: Análise de uma Elaboração Didática
Resumo
Neste artigo, cuja existência se dá a partir da retomada e releitura analítica de um recorte de uma pesquisa-ação realizada no Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Santa Catarina, aborda-se uma proposta de elaboração didática (HALTÉ, 2008) realizada com vistas ao ensino e aprendizagem de leitura crítica de anúncios publicitários com enfoque na representação das mulheres, na construção de feminilidades e masculinidades e nas relações de “gênero”. Ancorando-se nos Estudos Dialógicos do Discurso do Círculo de Bakhtin, o objetivo principal deste artigo é a apresentação analítica do desenvolvimento das atividades de leitura crítica que se destacaram durante a pesquisa, com vistas ao reconhecimento e identificação das ideologias e valorações presentes nos discursos. Participaram da pesquisa-ação estudantes do 9º ano do ensino fundamental, de uma escola estadual localizada na Grande Florianópolis (SC). A análise dos resultados, a partir do recorte em questão, evidencia a centralidade da figura da/o professora/o durante o processo de desenvolvimento das atividades, a atenção ao acontecimento da aula (GERALDI, 2010) e aos enunciados-respostas das/os estudantes participantes. Aponta ainda para a necessidade de se ensinar a leitura crítica nas aulas de Língua Portuguesa.
Referências
ACOSTA-PEREIRA, R. O gênero carta de conselhos em revistas online: na fronteira entre o entretenimento e a autoajuda. 2012. 261f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC, 2012.
ACOSTA PEREIRA, R; COSTA-HÜBES, T. da C. Práticas de linguagem na escola sob uma perspectiva dialógica. In: BELOTI, Adriana; POLATO, Adriana Mendes; BRITO, Pedro Augusto Pereira. (orgs.). Dialogismo e ensino de línguas: reflexos e refrações na práxis. Campo Mourão, PR: Editora Fecilcam, 2021. p. 8-27.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6º. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.
BELELI, I. Corpo e identidade na propaganda. Revista de Estudos Feministas (REF), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: UFSC, v.15, n.1, p. 193-215, jan/abr. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X2007000100012/7113. Acesso em: 28 nov. 2023.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 26 mar. 2022.
GERALDI, J. W. Portos de Passagem. 4ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012.
HALTÉ. J-F. O espaço Didático e a Transposição. Fórum Linguístico, Florianópolis, v.5, n.2, p.117-139, jul.dez, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2008v5n2p117/11033. Acesso em: 28 nov. 2023.
RODRIGUES, R. H. A Constituição e Funcionamento do Gênero Jornalístico Artigo: cronotopo e dialogismo. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL –PUCSP). São Paulo: PUCSP, 2001.
RODRIGUES, R. H; CERUTTI-RIZATTI, M. E. Linguística aplicada: ensino de língua materna. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.
SILVEIRA, A. P. K. da; ROHLING, N; RODRIGUES, R. H. A análise dialógica dos gêneros do discurso e os estudos do letramento: glossário para leitores iniciantes. 118 p. Florianópolis: DIOESC, 2012. v. 1.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas: João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: editora 34, 2017.
Copyright (c) 2023 Maria Gabriela Abreu, Rosângela Hammes Rodrigues
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.