Prática de Ensino de Leitura Crítica de Anúncios Publicitários que Discursivizam as Mulheres: Análise de uma Elaboração Didática

Palavras-chave: Leitura crítica, Anúncios Publicitários, Elaboração didática, Estereótipos de gênero

Resumo

Neste artigo, cuja existência se dá a partir da retomada e releitura analítica de um recorte de uma pesquisa-ação realizada no Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Santa Catarina, aborda-se uma proposta de elaboração didática (HALTÉ, 2008) realizada com vistas ao ensino e aprendizagem de leitura crítica de anúncios publicitários com enfoque na representação das mulheres, na construção de feminilidades e masculinidades e nas relações de “gênero”. Ancorando-se nos Estudos Dialógicos do Discurso do Círculo de Bakhtin, o objetivo principal deste artigo é a apresentação analítica do desenvolvimento das atividades de leitura crítica que se destacaram durante a pesquisa, com vistas ao reconhecimento e identificação das ideologias e valorações presentes nos discursos. Participaram da pesquisa-ação estudantes do 9º ano do ensino fundamental, de uma escola estadual localizada na Grande Florianópolis (SC). A análise dos resultados, a partir do recorte em questão, evidencia a centralidade da figura da/o professora/o durante o processo de desenvolvimento das atividades, a atenção ao acontecimento da aula (GERALDI, 2010) e aos enunciados-respostas das/os estudantes participantes. Aponta ainda para a necessidade de se ensinar a leitura crítica nas aulas de Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Maria Gabriela Abreu, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão, Florianópolis, SC, Brasil. Professora da Rede Pública Estadual de Santa Catarina e da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, SC, Brasil.

Rosângela Hammes Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Professora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC, com atuação no Curso de Graduação em Letras - Português, no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras da UFSC (PROFLETRAS/UFSFC) e Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLG), Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
GABRIELA ABREU, M.; HAMMES RODRIGUES, R. Prática de Ensino de Leitura Crítica de Anúncios Publicitários que Discursivizam as Mulheres: Análise de uma Elaboração Didática. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 404-429, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê