As Tecnologias Digitais e o Fazer Docente na Rede Municipal de Vitória da Conquista/BA na Pandemia de Covid-19
Resumo
A presente investigação é um recorte da dissertação de mestrado intitulada Ensino Remoto e Híbrido na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista - BA: o que dizem os professores de Ciências e Matemática. O objetivo da dissertação foi analisar como as Tecnologias Digitais foram incorporadas à prática pedagógica dos professores durante a pandemia de Covid-19, na perspectiva do ensino remoto e híbrido. Para este artigo, optamos por refletir sobre as adaptações pedagógicas na atuação docente durante a pandemia, no contexto do ensino remoto e híbrido. A abordagem metodológica é qualitativa, explicativa e de pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 10 professores, de Ciências e Matemática, da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista - BA. A discussão dos dados baseia-se na defesa da integração da tecnologia no currículo para enriquecer a aprendizagem, visando à promoção da participação ativa dos alunos por meio de atividades colaborativas. Além disso, destacamos a personalização do ensino por meio de plataformas e do desenvolvimento de habilidades digitais. Os fundamentos discutidos, assim como os dados da pesquisa, evidenciaram que os professores enfrentaram desafios para trabalhar no ensino remoto e híbrido, ultrapassando a simples incorporação de dispositivos e recursos digitais nas aulas. Isso exigiu adaptação psicológica, domínio tecnológico, ambiente de trabalho adequado e superação de obstáculos como conectividade e disponibilidade de materiais. Portanto, essas adaptações demandaram uma mudança de mentalidade dos professores e enfatizaram a necessidade de formação e investimento apropriados para promover práticas que impulsionem a aprendizagem.
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