Soma de Frações em um Ambiente Digital: uma possibilidade para o Ensino Básico

Palavras-chave: Ciclo de Ações, Espiral de Aprendizagem, Educação Matemática, Tecnologias Digitais

Resumo

O estudo que apresentaremos neste artigo teve como objetivo analisar movimentos de aprendizagem na realização de uma soma com frações usando o aplicativo Fraction:Intro. Em que iremos apresentar o processo vivenciado por um estudante de Licenciatura ao interagir com o aplicativo para realizar uma tarefa envolvendo a adição de frações. Dessa forma, neste artigo utilizamos uma aproximação de pesquisas de cunho qualitativo com caráter interpretativo. Como resultado, o uso do aplicativo Fraction: Intro, na abordagem usada neste estudo, deu indícios de ter contribuído com o processo de construção de conhecimento do aprendiz, sobre adição de frações, ao vivenciar ciclos de ações.

Biografia do Autor

Alessandro Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física. Faz Mestrado em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Matemática/Cidade Universitária, Campo Grande, MS, Brasil.

Amanda Azevedo Abou Mourad, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Graduada em Matemática Licenciatura pela UFRJ. Faz Mestrado em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Matemática/Cidade Universitária, Campo Grande, MS, Brasil.

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui pós-doutorado em Educação pela UFPR com estágio científico na Universidade de Lisboa. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Matemática/Cidade Universitária, Campo Grande, MS, Brasil.

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
RIBEIRO DA SILVA, A.; AZEVEDO ABOU MOURAD, A.; SCHERER, S. Soma de Frações em um Ambiente Digital: uma possibilidade para o Ensino Básico. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 581-600, 31 dez. 2023.
Seção
Artigos