Soma de Frações em um Ambiente Digital: uma possibilidade para o Ensino Básico
Resumo
O estudo que apresentaremos neste artigo teve como objetivo analisar movimentos de aprendizagem na realização de uma soma com frações usando o aplicativo Fraction:Intro. Em que iremos apresentar o processo vivenciado por um estudante de Licenciatura ao interagir com o aplicativo para realizar uma tarefa envolvendo a adição de frações. Dessa forma, neste artigo utilizamos uma aproximação de pesquisas de cunho qualitativo com caráter interpretativo. Como resultado, o uso do aplicativo Fraction: Intro, na abordagem usada neste estudo, deu indícios de ter contribuído com o processo de construção de conhecimento do aprendiz, sobre adição de frações, ao vivenciar ciclos de ações.
Referências
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre, Artmed, 2006.
DUARTE OLIVEIRA, Á. DE. Linguagem Digital, Celulares e Geometria Analítica: Encontros com Alunos do Ensino Médio. 2019. 223 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Matemática, Campo Grande, MS. 2019. Disponível em: Plataforma Sucupira (capes.gov.br). Acesso em: 15 fev. 2023.
KENSKI, M. V. Educação e Tecnologia: O novo ritmo da informação. 8. ed. Editora Papirus. Campinas, SP. 2012.
PAPERT, S. Constructionism: a new opportunity for elementary science education. Massachusetts Institute of Technology, The Epistemology and Learning Group. Proposta para a National Science Foundation, 1986.
PIAGET, J. Fazer e compreender. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1978.
POZZOBOM, T. L. 32-Utilizando simulações com o auxílio da ferramenta Phet Interactive Simulations. Ferramentas digitais para o ensino de Ciências da Natureza, p. 160. 2021. Disponível em: PhET: Free online physics, chemistry, biology, earth science and math simulations (colorado.edu). Acesso em: 19 nov. 2022.
SCHERER, S. A Abordagem Construcionista e o uso de Tecnologias Digitais em Aulas de Matemática: um diálogo sobre pesquisas desenvolvidas no GETECMAT. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 2018. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7677. Acesso em: 15 nov. 2022.
VALENTE, J. A. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. 238 f. Tese (Livre Docência) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes. Unicamp, Campinas, São Paulo, 2005. Disponível em: A espiral da espiral de aprendizagem: o processo... - Google Acadêmico. Acesso em: 10 fev. 2023.
Copyright (c) 2023 Alessandro Ribeiro da Silva, Amanda Azevedo Abou Mourad, Suely Scherer
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.