Ensino das Expressões Idiomáticas e Desenvolvimento da Competência Lexical
Resumo
As atividades de leitura realizadas nas aulas de língua portuguesa são momentos privilegiados para observamos o conhecimento lexical e suas implicações na compreensão leitora dos alunos. Foi a partir da leitura de tirinhas que utilizavam expressões idiomáticas (EIs) como recurso para construção do humor que detectamos o desconhecimento dessas unidades por grande parte dos alunos, o que demonstrava lacunas na competência lexical dos educandos. Baseando-nos na hipótese de que o ensino sistematizado do léxico, com ênfase no estudo das expressões idiomáticas, poderia favorecer o desenvolvimento das competências lexical e leitora, o objetivo deste trabalho foi formular e aplicar estratégias de ensino contextualizado do léxico, com vistas ao desenvolvimento de tais competências, a partir teorias desenvolvidas por Tréville e Duquette (1996). Para tanto, foi elaborada uma sequência didática, realizada em cinco etapas e aplicada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para observação dos resultados, elaboramos seis categorias de análise baseadas dos horizontes de leitura propostos por Marcuschi (2008). Entretanto, no âmbito deste artigo, vamos expor os resultados apenas da categoria de análise 1 (compreensão leitora e conhecimento das expressões idiomáticas)[1]. Ao longo das atividades aplicadas, observamos que a maior parte dos alunos desenvolveu sua competência lexical e com isso foi capaz de compreender a construção do humor e sua relação com a utilização das EIs nas tirinhas apresentadas na atividade final da sequência.
Referências
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Copyright (c) 2023 Lígia Fabiana de Souza Silva, Mariângela de Araújo
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