Ensino das Expressões Idiomáticas e Desenvolvimento da Competência Lexical

Palavras-chave: Expressões idiomáticas, Competência lexical, Ensino Fundamental, Língua Portuguesa

Resumo

As atividades de leitura realizadas nas aulas de língua portuguesa são momentos privilegiados para observamos o conhecimento lexical e suas implicações na compreensão leitora dos alunos. Foi a partir da leitura de tirinhas que utilizavam expressões idiomáticas (EIs) como recurso para construção do humor que detectamos o desconhecimento dessas unidades por grande parte dos alunos, o que demonstrava lacunas na competência lexical dos educandos. Baseando-nos na hipótese de que o ensino sistematizado do léxico, com ênfase no estudo das expressões idiomáticas, poderia favorecer o desenvolvimento das competências lexical e leitora, o objetivo deste trabalho foi formular e aplicar estratégias de ensino contextualizado do léxico, com vistas ao desenvolvimento de tais competências, a partir teorias desenvolvidas por Tréville e Duquette (1996). Para tanto, foi elaborada uma sequência didática, realizada em cinco etapas e aplicada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para observação dos resultados, elaboramos seis categorias de análise baseadas dos horizontes de leitura propostos por Marcuschi (2008). Entretanto, no âmbito deste artigo, vamos expor os resultados apenas da categoria de análise 1 (compreensão leitora e conhecimento das expressões idiomáticas)[1]. Ao longo das atividades aplicadas, observamos que a maior parte dos alunos desenvolveu sua competência lexical e com isso foi capaz de compreender a construção do humor e sua relação com a utilização das EIs nas tirinhas apresentadas na atividade final da sequência.

Biografia do Autor

Lígia Fabiana de Souza Silva, Universidade de São Paulo

Mestra. Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/ Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, São Paulo, SP, Brasil.

Mariângela de Araújo, Universidade de São Paulo

Mestre e Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa e coordenadora local do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) na USP. São Paulo, SP, Brasil.

Referências

ANTUNES, I. Território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2012.

ILARI, R. A linguística e o ensino da língua portuguesa. 4.ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 45-67.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas de la vida cotidiana. 3.ª ed. Madrid: Ediciones Cátedra, 1980.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

POSSENTI, S. Humor, língua e discurso. São Paulo: Contexto, 2013. p. 61-70.

SILVA, L. F. S. Língua e cultura em sala de aula: o ensino das expressões idiomáticas para estudantes de português como língua materna. 2017. 201 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-17082018-172838/publico/2018_LigiaFabianaDeSouzaSilva_VCorr.pdf. Acesso em: 08 dez. 2023.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6.ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOUSA, M. Quem é morto sempre aparece. Porto Alegre: L&PM, 2012.

SOUSA, M. Alguém viu uma assombração? Porto Alegre: L&PM, 2014.

TREVILLE, M. C.; DUQUETTE, L. Enseigner le vocabulaire em classe de langue. Paris: Hachette, 1996.

Publicado
2023-12-31
Como Citar
DE SOUZA SILVA, L. F.; DE ARAÚJO, M. Ensino das Expressões Idiomáticas e Desenvolvimento da Competência Lexical. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 249-266, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê