A Escrita Criativa como Prática de Produção Textual no Ambiente Escolar

Palavras-chave: Escrita criativa, Produção textual, Processo de criação

Resumo

A escrita criativa, de acordo com Aquino e Silva Júnior (2012), pode ser entendida pela liberdade de expressar o novo, seja por meio de uma manifestação pessoal ou pela apresentação de ideias originais no uso da língua. Diante dessa definição, que coloca a escrita criativa como a materialização da criatividade nos textos, o estudo realizado neste artigo objetiva compreender se o trabalho com a escrita criativa pode ser um fomento à atividade da escrita literária em geral, primeiro, entendendo como a escrita criativa funciona, dentro e fora da sala de aula, e, posteriormente, sob uma análise e discussão de propostas de exercícios que compõem o seu processo. A metodologia está voltada para uma pesquisa bibliográfica e consiste em uma investigação de fontes diversas, como livros teóricos, artigos científicos e apostilas de exercícios. A base teórica inclui Roland Barthes, Rubens Marchioni, Marta F. S. A. Borges, João de Mancelos e Filomena R. M. Pereira. Como resultado, o trabalho apresentou que a escrita criativa é uma aliada no processo da escrita em geral.

Biografia do Autor

Natalya Cristina Kran Moura , Universidade Federal de Roraima

Graduada em Licenciatura em Letras Português Francês, foi bolsista do Programa Residência Pedagógica e do Programa de Iniciação Científica. Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil.

Adriana Helena Oliveira Albano, Universidade Federal de Roraima

Pós-Doutorado Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordenadora do Projeto de Extensão Oficina de Escrita Criativa, Coordenadora de Língua Portuguesa do Programa Residência Pedagógica – CAPES. Professora Adjunta da Universidade Federal de Roraima, Coordenação do Curso de Letras/Campus Paricarana, Boa Vista, RR, Brasil. 

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
KRAN MOURA , N. C.; OLIVEIRA ALBANO, A. H. A Escrita Criativa como Prática de Produção Textual no Ambiente Escolar. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 49-72, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê