A Influência da Linguagem Oral no Processo de Aquisição da Língua Escrita

Palavras-chave: Alfabetização, Linguagem Oral, Linguagem Escrita

Resumo

Os desvios de convenção ortográfica estão relacionados ao fato de a escrita ter várias letras para representar um único som, segundo a sua posição dentro da palavra, e os desvios de interferência da oralidade na escrita estão relacionados ao fato de a criança transferir a oralidade na hora de elaborar a sua escrita. Dessa forma, o objetivo é analisar alguns desvios ortográficos, geralmente, cometidos por crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste artigo, são elucidados, por meio de fragmentos de um texto, alguns desvios ortográficos cometidos durante o processo de alfabetização. Esses desvios podem ser de dois tipos: desvios de convenção ortográfica ou desvios por interferência da oralidade na escrita, como demonstra a análise do texto. Como metodologia foi utilizada a Revisão de Literatura, tendo como principal referencial teórico Bortoni-Ricardo (2006), para discussões a respeito da consciência fonológica no processo de alfabetização. Como resultados do estudo, nota-se que os desvios de interferência da oralidade na escrita devem ser a primeira preocupação do professor que deve criar estratégias para sanar os problemas, buscando desenvolver no aluno a sua consciência fonológica, ao passo que os desvios de convenção ortográfica podem ser resolvidos um pouco mais tarde e, para solucioná-los, o aluno pode utilizar o dicionário.

Biografia do Autor

Karina Souza Alves Montanha, Universidade Metodista de Piracicaba

Especialista em Linguagem, Texto e Ensino. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Referências

BORTONI-RICARDO, S. M. Métodos de alfabetização e consciência fonológica: o tratamento de regras de variação e mudança. SCRIPTA, Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da PUC Minas, v.9 nº18, 2006, p. 201-220.

LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. 17. ed. São Paulo. Editora Ática. 2009.

OLIVEIRA, M. A. de. Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita. 1. ed. Belo Horizonte: CEALE/FAE/UFMG, 2005. v. 01. 70p.

OLIVEIRA, M. A. de; NASCIMENTO, M. do. Da análise de “erros” aos mecanismos envolvidos na aprendizagem da escrita. Ed. Revista, Belo Horizonte, (12):33-43, dez., 1990.

PACHECO, V. ‘Evidência do funcionamento da língua oral no texto escrito’. Intersecções, Jundiaí, edição 1, n.1, ano 1, 2008, p.1-15.

ROJO, R. H. R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

Publicado
2023-12-31
Como Citar
SOUZA ALVES MONTANHA, K. A Influência da Linguagem Oral no Processo de Aquisição da Língua Escrita. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 73-82, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê