Literatura na Formação/Atuação de Professores de Língua Portuguesa
Resumo
O artigo discute acerca da formação literária dos professores que atuam na formação de leitores em Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública no estado da Paraíba. É um recorte da pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Partir do pressuposto de que trilhar um caminho para a formação do leitor literário na escola apresenta-se como um dos grandes desafios do professor de Língua Portuguesa na atualidade, que, na sua maioria, distancia-se de uma prática de leitura de literatura que promova experiências literárias significativas, considerando as especificidades para formar alunos/as leitores em sua prática pedagógica. Para geração e análise do corpus da pesquisa, adotou-se a abordagem da pesquisa qualitativa com base na pesquisa-ação, ancorada nas teorias de Bogdan e Biklen (1994), Chizotti (2003), Demo (2011), Gil (1999, 2002) e Minayo (2021), através de questionário e participação em três encontros formativos como produto de intervenção. O referencial teórico parte dos estudos de Souza e Feba (2017, 2020), Cosson (2021), Colomer (2007), Britto (2003; 2015), Petit (2009), Castrillón (2011) entre outros. Os resultados encontrados nas análises do questionário revelam a ausência de formação em literatura dos professores que atuam nesse contexto. Os sujeitos pesquisados desconhecem concepções de leitura como prática social, dialógica, comunicativa e formativa pelas vias do texto literário, inferindo que o compromisso do ser leitor só caberia ao estudante em formação.
Referências
BRITTO, L. P. L. Leitura e Participação. In: BRITTO, L. P. Contra o consenso: cultura escrita, educação e participação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. p.99-114.
BRITTO, L. P. L. Ao revés do avesso- Leitura e formação. 1ª ed. São Paulo: Pulo do Gato, 2015.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 jun. 2022.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo, SP: Cortez, 2000.
CASTRILLÓN, S. O direito de ler e escrever - Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Pulo do Gato, 2011.
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2021.
COSSON, R.; SOUZA, R. J. O cantinho da leitura como prática de letramento literário. Disponível em: SciELO - Brasil - O Cantinho da Leitura como prática de letramento literário O Cantinho da Leitura como prática de letramento literário. Acesso em: 01 ago. 2023.
FARIA, V. L. B. de. Memórias de leitura e Educação Infantil. In: SOUZA, R. J. (org). Caminhos para a formação do leitor. São Paulo: DCL, 2004. p.50 a 59.
GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção Questões da nossa época, 40).
KLEIMAN, Â. B. Preciso “ensinar” letramento? –Não basta ensinar a ler e a escrever? Brasília: MEC Campinas: CIFEL/ UNICAMP, 2005.
LAJOLO. M. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, R. (org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto,1988, p. 107-131.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021. (Manuais Acadêmicos)
TODOROV, T. A literatura em perigo. Tradução Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2ª ed. Tradução de Celine Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.
SOARES, M. B. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. et al. (Orgs.). A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 17-48.
SOUZA, R. J. de (Org.). Caminhos para a formação do leitor. São Paulo: DCL, 2004.
SOUZA, R. J.; COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. São José do Rio Preto: Objetos Educacionais do Acervo Digital da Unesp, 2011. Disponível em: (01d16t08.pdf (unesp.br). Acesso em: 20 ago. 2023.
YUNES, E. L. M. Um ensaio para pensar a leitura. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v.14, n.23.p. 5-18, jan./jul.2013. Disponível em: https://seer.uniacademia.edu.br/index.php/verboDeMinas/index Acesso: 19 nov. 2022.
Copyright (c) 2023 Célia Regina Costa, Emanuela Carla Medeiros de Queiros
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.