Literatura na Formação/Atuação de Professores de Língua Portuguesa

Palavras-chave: Formação do professor leitor, Letramento literário, Contexto Escolar

Resumo

O artigo discute acerca da formação literária dos professores que atuam na formação de leitores em Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública no estado da Paraíba. É um recorte da pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).  Partir do pressuposto de que trilhar um caminho para a formação do leitor literário na escola apresenta-se como um dos grandes desafios do professor de Língua Portuguesa na atualidade, que, na sua maioria, distancia-se de uma prática de leitura de literatura que promova experiências literárias significativas, considerando as especificidades para formar alunos/as leitores em sua prática pedagógica. Para geração e análise do corpus da pesquisa, adotou-se a abordagem da pesquisa qualitativa com base na pesquisa-ação, ancorada nas teorias de Bogdan e Biklen (1994), Chizotti (2003), Demo (2011), Gil (1999, 2002) e Minayo (2021), através de questionário e participação em três encontros formativos como produto de intervenção. O referencial teórico parte dos estudos de Souza e Feba (2017, 2020), Cosson (2021), Colomer (2007), Britto (2003; 2015), Petit (2009), Castrillón (2011) entre outros. Os resultados encontrados nas análises do questionário revelam a ausência de formação em literatura dos professores que atuam nesse contexto. Os sujeitos pesquisados desconhecem concepções de leitura como prática social, dialógica, comunicativa e formativa pelas vias do texto literário, inferindo que o compromisso do ser leitor só caberia ao estudante em formação.

Biografia do Autor

Célia Regina Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica do município de Cajazeiras, Estado da Paraíba/PB. Mestranda do ProfLetras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros, RN, Brasil.

Emanuela Carla Medeiros de Queiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Doutora na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), curso de Pedagogia. Atua na área da linguagem, especificamente: Literatura e Infância. Membro dos Grupos de Pesquisas: “Estudos em Planejamento do Processso Ensino-Aprendizagem” - (GEPPE)/CAPF/UERN), na linha de pesquisa: Linguagem, formação do leitor e TICs. Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário" UFOP/MG/(UNESP/SP), na área da formação de professores leitores.

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
REGINA COSTA, C.; DE QUEIROS, E. C. M. Literatura na Formação/Atuação de Professores de Língua Portuguesa. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 327-344, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê