Artigo de Opinião: É possível (re)significar sua escrita?
Resumo
Esta pesquisa justifica-se por cumprir um dos principais objetivos do ProfLetras que é a capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental. Para isso, buscamos ampliar nossa prática ao desenvolver com os estudantes a leitura e a produção textual do gênero artigo de opinião. Objetivamos propor a discussão de significados/conceitos estabilizados no artigo de opinião, visando a melhoria nas práticas significativas de leitura e de escrita pela mediação do professor-pesquisador. As perguntas que norteiam são: 1) Como o aluno se apropria de múltiplos discursos cotidianos e se posiciona frente ao outro? 2) Em que medida superar dificuldades ao ler e compreender na visão interacionista? Trata-se de uma pesquisa-ação na óptica de Thiollent (2000), com base na textualização e referenciação, Koch (2011) e Cavalcante (2013), além do viés com a Linguística Aplicada na interface com a abordagem discursiva, pelos conceitos de ensino e discurso, Geraldi (2010), Coracini (1995, 2003) e Orlandi (2012). A coleta do corpus ocorreu por meio da aplicação de uma proposta de Ensino e Produção de Textos fundamentada em Geraldi (1993, 1997, 2010). Os resultados indicaram progressões significativas em relação à leitura, compreensão e (re)significação.
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