Mapeando a presença do tema Trabalho em Grupo na Produção Acadêmica: uma Revisão da Literatura entre os anos de 2013 a 2023
Resumo
Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre a abordagem do trabalho em grupo como estratégia pedagógica na educação básica, focando na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo do estudo é mapear, mediante uma revisão sistemática, a produção acadêmica, divulgada na última década, sobre trabalho em grupo e aprendizagem cooperativa, evidenciando as áreas carentes de investigação e fomentando a necessidade de mais pesquisa nestas áreas. A abordagem da pesquisa é qualitativa com uso do método de pesquisa bibliográfica. A busca, realizada em bancos de dados como: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), no Brasil, revelou uma marcante escassez de pesquisas que abordam este tema no contexto da educação infantil. Entender a maneira como essas estratégias têm sido abordadas na literatura acadêmica recente é vital, pois para a aprendizagem é essencial estabelecer relações com o meio social, vivenciar interações, comunicar-se e agir no mundo. Ao examinar os estudos disponíveis, percebe-se uma necessidade premente de mais pesquisas neste campo, pois novas investigações podem fornecer informações e reflexões para as escolas e educadores.
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