Mapeando a presença do tema Trabalho em Grupo na Produção Acadêmica: uma Revisão da Literatura entre os anos de 2013 a 2023

Palavras-chave: Trabalho em grupo, Aprendizagem cooperativa, Educação Básica

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre a abordagem do trabalho em grupo como estratégia pedagógica na educação básica, focando na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo do estudo é mapear, mediante uma revisão sistemática, a produção acadêmica, divulgada na última década, sobre trabalho em grupo e aprendizagem cooperativa, evidenciando as áreas carentes de investigação e fomentando a necessidade de mais pesquisa nestas áreas. A abordagem da pesquisa é qualitativa com uso do método de pesquisa bibliográfica. A busca, realizada em bancos de dados como: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), no Brasil, revelou uma marcante escassez de pesquisas que abordam este tema no contexto da educação infantil. Entender a maneira como essas estratégias têm sido abordadas na literatura acadêmica recente é vital, pois para a aprendizagem é essencial estabelecer relações com o meio social, vivenciar interações, comunicar-se e agir no mundo. Ao examinar os estudos disponíveis, percebe-se uma necessidade premente de mais pesquisas neste campo, pois novas investigações podem fornecer informações e reflexões para as escolas e educadores.

Biografia do Autor

Graziele Larissa Santos Bergo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, Curso de Pedagogia. Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Andressa Florcena Gama da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação (UNESP). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Referências

BAÍA, I. M. de S. Percepção dos Professores de Matemática do ensino básico acerca do trabalho de grupo na sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, 2013.

BARBOSA, L. M. Aprendizagem cooperativa na Educação Infantil: possibilidades teórico-práticas considerando as opções metodológicas da proposta curricular do Município de Marília-SP. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2022.

BELLO, M. M. S. A aprendizagem cooperativa como uma proposta didático-metodológica inclusiva nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017.

BRUNATTI, C. C. R. M. Contribuições da aprendizagem cooperativa na escola pública: uma experiência no primeiro ano do Ensino Fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019.

COHEN, E. G; LOTAN, R. Planejando o Trabalho em Grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

ECHEITA, G. El aprendizaje cooperativo al servicio de una educación de calidad. Cooperar para aprender y aprender a cooperar. In: TORREGO, J. C.; NEGRO, A. (coord.). Aprendizaje cooperativo en las aulas: fundamentos y recursos para su implantación. Madrid: Alianza, 2012. p. 21-44.

FREITAS, G. M. Trabalhos em grupos como estratégia pedagógica da prática docente na educação infantil. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PEREIRA, C. C. de. S. B; AFONSO, R. T. L. Percepção discente sobre aprendizagem baseada em equipes (TBL) e instrução em pares (PI). BrazilianJournal of Development, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 4050-4056, jan. 2020.

SILVA, M. R. G. da. Considerações sobre o trabalho em grupo na aula de Matemática. Mimesis, Bauru, v. 19, n. 2, p. 135-145, 1998.

VARGAS, C. A. O material do grupo e a formação do pensamento autônomo segundo Piaget. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

Publicado
2023-12-31
Como Citar
BERGO, G. L. S.; GAMA DA COSTA, A. F. Mapeando a presença do tema Trabalho em Grupo na Produção Acadêmica: uma Revisão da Literatura entre os anos de 2013 a 2023. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 601-616, 31 dez. 2023.
Seção
Artigos